Apicultura é utilizada como renda extra por criadores de abelhas de Rolante e Riozinho

A Casa do Mel, localizada na cidade de Rolante, recentemente foi concedida para que o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho assuma legalmente a administração.
O local foi construído em um espaço público que não estava em uso, e irá oferecer aos apicultores da região, instalações que irão possibilitar o desenvolvimento das atividades, onde o mel será manufaturado e envasado, com legalização de venda a partir do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A estrutura já está montada, necessitando de reformas e adequações para melhor atender as normas legais de fiscalização para que, em breve, possa entrar em funcionamento.
Atualmente, existem mais de 1800 agricultores associados ao Sindicato que possuem pequenas propriedades rurais onde desenvolvem atividades de apicultura como forma de complementar a renda e também para consumo próprio. Segundo informações fornecidas por Leandro Luis Rossi, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho, estima-se que haja uma produção de mais de 100.000 kg de mel, somando as duas cidades, que são vendidos diretamente aos consumidores. O produto é proveniente da criação da abelha africana, espécie predominante na região do Vale do Paranhana.
A administração do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho será de extrema importância para os produtores da Casa do Mel. “O Sindicato tem função social de apoiar o trabalhador rural em todos os segmentos possíveis. Acreditamos com este novo empreendimento da Casa do Mel que poderemos preencher essa lacuna de ter um produto final inspecionado de qualidade e segurança ao consumidor” comenta Rossi, que assumiu a administração da Casa do Mel no mês de abril.
Para o novo administrador do local, a ideia é buscar incentivar os produtores locais a usarem a estrutura oferecida pela Casa do Mel para produzirem o produto e, consequentemente, melhorem a sua renda.

 

SUSAF permite venda registrada

A adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF) permite a venda de produtos registrados no SIM em todo o território nacional. Para que o pedido de credenciamento seja encaminhado, é preciso atender a uma série de adequações em seus procedimentos de inspeção e fiscalização que devem ser comprovados junto à Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Texto: Gabriela Cardoso

Fotos: Divulgação