Apenados do Presídio de Taquara concluem curso de formação psicossocial para o trabalho

Foto: Imprensa Susepe

Por Imprensa/Susepe

No dia 23 de novembro, foi realizado no Presídio Estadual de Taquara (PETaq) o último encontro e a certificação dos participantes do projeto Gerando Transformação, um curso de formação psicossocial voltado aos apenados trabalhadores da unidade. A capacitação foi iniciada em junho de 2022 e teve como objetivo promover a melhoria da saúde mental dos detentos e desenvolver habilidades para o mercado de trabalho.

A formação, realizada através de encontros quinzenais, foi promovida pelo Centro de Serviços em Psicologia (Cesep) das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), sob a coordenação da psicóloga Kamêni Iung Rolim, servidora da PETaq.

Os apenados certificados no curso prestam serviços para as prefeituras de Taquara e Parobé, através de um convênio da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) com os municípios. Um dos temas abordados nos encontros foi a resolução de conflitos no ambiente de trabalho. Ao receber o certificado, um dos participantes afirmou que “é preciso parar, pensar e colocar na balança para só depois agir”.

Kêmeni relatou que os apenados demonstraram muito interesse nas atividades realizadas. “Eles avaliaram positivamente os aprendizados e já sugeriram a realização de novas edições do curso”, disse.

A diretora do presídio, Mara Pimentel, declarou que “o projeto é de grande importância, pois prepara os apenados para a vida em liberdade”. Mara também destacou positivamente a parceria com a Faccat para a realização de atividades de saúde mental para apenados e servidores.

A equipe do Cesep Faccat responsável pela elaboração dos encontros é composta pelas estagiárias Tauane Caroline Pereira Martins, Ana Caroline Braun, Katiane dos Santos, Ana Paula Correa da Silva e Débora Bernardes.