Alvará entregue em até três dias para empresas de Igrejinha

“Com o alinhamento do fluxo de trabalho interno, foi possível estabelecer essa meta de, em até três dias, entregar o alvará na mão do empreendedor de Igrejinha”. Assim o Secretário de Administração e Desenvolvimento Econômico de Igrejinha, Joel Leandro Wilhelm, resume o trabalho que está sendo realizado pela Prefeitura para agilizar a liberação dos alvarás para que novas empresas possam se instalar no município. Em alguns casos, até no mesmo dia a liberação do documento foi possível.

Após protocolada na Prefeitura, a solicitação ganha andamento com a conferência da documentação e o encaminhamento para cada setor responsável. “A ideia é fazer esse fluxo interagir cada vez mais para poder agilizar todos os processos”, acrescenta o secretário. Conforme Joel, em caso de documentação faltante, o empresário recebe um alvará provisório e um prazo é estabelecido para que ocorra a regularização e o alvará definitivo seja entregue.

Ainda conforme o secretário, a iniciativa tem sido saudada pela classe empreendedora. “O retorno tem sido bastante positivo e a função do poder público é agilizar os seus processos, buscar sempre o aperfeiçoamento nas atividades. Nesse sentido, temos a convicção de que, para uma cidade se desenvolver, todos têm que fazer a sua parte”, pontua Joel.

Além da Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico, a Secretaria de Finanças também tem atuação importante para a liberação dos alvarás com agilidade.

Empresário comemora agilidade

Uma das empresas beneficiadas com o alvará de forma ágil em Igrejinha foi a QTN Componentes e Calçados. O sócio da empresa, Vinícius Mossmann, destaca que a atuação do poder público foi fundamental para a instalação da QTN no município. “Conversamos com prefeituras de toda a região, mas o trabalho realizado pela Prefeitura de Igrejinha, em especial do secretário Joel, nos auxiliando em todas as etapas desse processo, foi decisivo para que optássemos em ficar em Igrejinha”. Segundo Vinícius, a atuação da Prefeitura foi muito importante. “Não foi só o alvará, em outras situações o secretário Joel e sua equipe foram muito solícitos com a gente, nos informando o passo a passo da documentação e, no mesmo dia, recebemos o alvará”, cita o empresário. Dependendo da sazonalidade, a empresa vai gerar de 50 a 70 empregos de forma direta no município.

Agilidade e diminuição da burocracia é fundamental para os empreendedores

A iniciativa de agilizar os processos para entrega do alvará vem de encontro com o pensamento do coordenador do Núcleo de Apoio Empresarial da Faccat, professor Fernando Neves. “Quando se fala em ser mais ágil para a constituição de uma organização é óbvio que isso é muito importante, porque na maioria dos casos eles não têm nem conhecimento e precisam de auxílio”, esclarece Neves. “Todas as possibilidades de fazer um alvará que possa ser feito de maneira digital com o encaminhamento de documentos, por exemplo, deve ser utilizada por todas as prefeituras”, acrescenta o professor da Faccat.

Para Fernando, a diminuição da burocracia permite também uma maior formalidade dos empreendedores. “Em muitos casos, a burocracia faz com que o empreendedor trabalhe de maneira informal, ao invés de se desenvolver, de se formalizar e gerar emprego e renda devido as dificuldades que enfrenta com a burocracia. Ela é um dos grandes fatores que atrapalha as pessoas que querem empreender“, enfatiza o especialista.