Alunos de Rolante receberão mudas de plantas nativas

Equipe do Meio Ambiente faz entrega de mudas na EMEF Santo Antônio Foto: Cassia Souza

Rolante – Preocupados com o alto consumo de papel por conta das atividades estarem sendo realizadas de forma remota em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Rolante, através do Departamento de Meio Ambiente da cidade, promoveu a distribuição de mudas de árvores em duas escolas municipais, no intuito de incentivar a preservação e conscientização ambiental.
Na manhã de terça-feira (15), a equipe do departamento direcionou 170 mudas de espécies de árvores, sendo sete tipos diferentes: Araçá, Pitanga, Jabuticaba, Cerejeira, Pata-de-Vaca, Cocão e Chal-Chal. As EMEF’s Santo Antônio, do bairro de mesmo nome, e Oldenburgo, do Grassmann, receberam as plantas, que serão repassadas aos pais dos alunos na quarta-feira (23), juntamente com as atividades escolares.
As plantas são cultivadas no viveiro municipal, que fica localizado ao fundo do do terreno do Parque da Kuchenfest e abriga mais de 5.000 mudas.

Mudas distribuídas

A entrega das mudas foi realizada pelo diretor do Departamento de Meio Ambiente, Diego Gossler, pela bióloga Diouneia Berlitz, pela Coordenadora Técnico-Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e Esportes (SMEE), Núbia Schenkel, além de contar com a parceria da Secretaria da Saúde, no transporte das plantas.

Projeto na escola

Na EMEF Santo Antônio, o plantio das mudas fará parte do projeto “O lugar onde eu moro” desenvolvido no educandário e trabalhado de forma interdisciplinar pelos alunos de 4º e 5º ano. “Já trabalhamos sobre a origem do nome de Rolante, agora será sobre a importância de preservação da mata ciliar, como os tipos de árvores no entorno da casa de cada um. Assim, além da valorização do ambiente, ao plantar a muda o aluno terá uma identificação com a preservação através de uma ação concreta”, explica a professora Cláudia Garcia.

A tarefa será concluída com a gravação de um vídeo elaborado pelos alunos explicando sobre os cuidados com a planta e o que ela precisa para viver. 120 mudas foram entregues na EMEF Santo Antônio e as outras 50 foram destinadas para o educandário do bairro Grassmann.