Alunos da rede pública ganham mochilas novas em Três Coroas

Alunos da EMEF Frederico Ritter mostram mochilas novas doadas pelo município. Fotos: Matheus de Oliveira

Três Coroas – Quem andar por Três Coroas nos horários de ida ou saída das escolas vai notar algo em comum entre a maioria dos estudantes: o uso de uma mochila verde escuro com o brasão do município. Trata-se de um material doado pela Secretaria de Educação para todos que estão matriculados na rede municipal.

Em 2022, cerca de 2.500 mochilas foram entregues aos alunos, garantindo que ninguém ficasse sem. Neste ano, uma reposição está sendo feita para aqueles que passaram do ensino infantil para o fundamental e também para novos estudantes. Na EMEF Frederico Ritter, pelo menos 30 crianças estão recebendo o novo material. “Todos da escola tiveram acesso às mochilas ano passado. Este ano estão recebendo aqueles que não ganharam, seja por serem alunos de outras cidades ou que vieram de fora do Estado”, explica a diretora Fabíola Wolff.

Com atuação na mesma escola há 20 anos, a diretora reconhece a importância do projeto para as famílias. “Traz uma segurança de que os filhos vão para a escola com amparo e o material necessário para estudar, com todas as condições de ter uma aprendizagem de qualidade”.

Kit de materiais
Para repor as mochilas para toda a rede escolar, este ano foram adquiridas cerca de 700 unidades. Junto com elas, os alunos também tiveram acesso a um kit com os materiais escolares básicos, entregue no início do ano letivo. “Isso acaba mexendo com uma questão social, de um aluno olhar e ver que o colega sempre tem uma mochila nova. Agora todos têm acesso a uma igual”, destaca a secretária de Educação, Agnes Muck.

Projeto continua
Na avaliação do prefeito de Três Coroas, Alcindo Azevedo, muitas famílias ainda têm dificuldades financeiras em função dos efeitos da pandemia e não conseguem adquirir os materiais escolares. “Se o município tem condições, por quê não fornecer? Queremos que as crianças tenham uma educação igual e muitas não conseguem acompanhar as aulas por dificuldade das famílias em comprar material. Nos comprometemos com essa pauta e vamos manter esse projeto”, declara o gestor. Todo o investimento é feito com recursos próprios do município.