Alunos criam o jornal do futuro a partir do Repercussão em Taquara

Orgulhosos, estudantes exibem os jornais que fizeram com excelentes notícias para o futuro (Fotos: Divulgação)

Taquara – O projeto Repercussão na Escola tem levado mais que informação aos estudantes das regiões dos vales do Sinos e Paranhana. Ele é inspiração para importantes trabalhos em sala de aula, assim como incentivado, por exemplo, interpretação de texto, escrita e oratória.

E um dos projetos em andamento ocorre com os alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Calisto Eulálio Letti, de Taquara. A professora de Português, Luciana Corrêa, conta que, semanalmente, os estudantes aguardam ansiosos a edição impressa na sala de aula. Com base nos estudos, a turma foi inspirada a criar um jornal do futuro, com base no questionamento: que notícia você gostaria de ler no jornal do futuro? “Cada aluno registrou um sonho para a sociedade, algo que considerou válido para todos e que gostaria que fosse notícia no futuro”, conta a professora.

Leitura e interpretação

A professora Luciana conta que os alunos acreditavam que o jornal era para “gente grande. Comentavam que era difícil, então, decidimos fazer uma roda de conversa para poder explicar a importância do jornal em sala de aula, falar das questões de pertencimento, hábito, cotidiano das famílias, e isso tudo o jornal trás, o cenário atual, tudo que aconteceu em torno de nossa comunidade e cidades da nossa região”, disse. Após essa conversa, os alunos passaram a acompanhar a edição semanal. “Conseguimos trabalhar a função pedagógica dos gêneros textuais, observar que dentro dele há um leque de possibilidades”, completou.

SONHO PARA A SOCIEDADE

No jornal feito na sala de aula, cada aluno registrou um sonho para a sociedade. “Algo que considerou válido para todos. E foi através dessa plataforma que temos semanalmente na escola que as crianças estão entendendo ainda mais o contexto em que elas vivem”, destacou a professora.

Boas notícias

Entre as notícias de futuro escolhidas pelos estudantes, algumas se destacam por informações que comovem muitas pessoas. Em um dos trabalhos, a notícia era de que todos os cânceres passaram a ter cura em todos os hospitais do Brasil. Em outro trabalho, um aluno anunciou o fim da guerra na Ucrânia.