Alunos aprendem com teatro em Riozinho

Fotos: Júnior Ribeiro

Riozinho – A IX Semana do Meio Ambiente em Riozinho iniciou na última segunda-feira (30) e conta com uma programação que se estende até o próximo domingo (5). E uma das atrações especiais foi a apresentação da peça teatral “Os Três Mosqueteiros em: um por todos e todos contra o mosquito da dengue”, que ocorreu na terça-feira, nos turnos manhã e tarde. Cerca de 800 alunos do 2º ao 8º ano, das escolas das redes municipal e estadual, aprenderam sobre a importância de evitar acúmulo de água e outras dicas fundamentais para acabar com focos do mosquito transmissor da dengue.

Além do teatro no Salão Paroquial, a prefeitura proporcionou contação de histórias, também para educar através do teatro, às crianças das unidades de educação infantil. O secretário de Educação, Gilnei Santos, salienta que a Educação em parcerias com as secretarias de Meio Ambiente e Saúde, se mobilizaram para a semana repleta de atividades e que a opção de levar informações aos estudantes pelo teatro obteve resultado positivo. “A peça trouxe justamente ao debate o assunto da importância de conscientizar as crianças a ter o cuidado em casa, como evitar aquele potinho de água parada. Nada melhor que o lúdico para isso, aprender através de imagens, da peça teatral”, disse ele, reforçando a participação de alunos da rede estadual. “A educação é de Riozinho, não só da rede municipal. Toda atividade que realizamos, estendemos o convite. Temos uma escola estadual e ela sempre aceita o convite; ficamos muito felizes com isso”.

O professor de Biologia da rede municipal, Tales Adriano Reck, diz que um dos papeis fundamentais da escola é educar o indivíduo para viver em sociedade. “Então, trazendo temáticas de relevância da sociedade para a escola, é importante para desenvolver neles (alunos) uma consciência. E, através da cultura, se torna algo mais palpável, não ficando somente na abordagem didática da sala de aula. Uma sociedade mais consciente num futuro próximo, essa é a expectativa com essas atividades feitas com os alunos”, disse ele. A programação da Semana do Meio Ambiente também conta com palestra, plantio de árvores e ecoponto para recolhimento de resíduos eletroeletrônicos.

Gilnei Santos, secretário de Educação de Riozinho. “A peça trouxe justamente ao debate o assunto da importância de conscientizar as crianças a ter o cuidado em casa, como evitar aquele potinho de água parada. Nada melhor que o lúdico para isso, aprender através de imagens, da peça teatral”. Gilnei reforça que as atividades da Semana do Meio Ambiente contaram com a parceria de três secretarias: Educação, Saúde e Meio Ambiente. “E o teatro se estendeu à rede estadual e à educação infantil”.

Natureza bem maior

O secretário de Meio Ambiente, Émerson Barnart, reforça que “a principal riqueza do nosso município é a natureza, o ecoturismo, e isso só se torna possível com a comunidade mantendo a cidade limpa, cuidando do lixo e da natureza”.