Alto volume de chuva faz rio transbordar em Taquara

Rio da Ilha, no interior de Taquara, transbordou e bloqueou a estrada geral da localidade Foto: Marione Beatriz Mergener

Região – Desde o sábado (26), quando a Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alertas avisando sobre fortes chuvas no Estado, as cidades estão atentas para a elevação dos rios e acúmulos de água que possam prejudicar a população.

Em Taquara, o Rio da Ilha, situado no interior da cidade, acabou transbordando e bloqueando a via. De acordo com Matheus Modler, coordenador da Defesa Civil da cidade, foram registrados 67,56 mm de chuva nas últimas 24h. Modler ainda ressalta que apesar de alguns pontos de acúmulo e atendimentos de árvores caídas atendidas pelo Corpo de Bombeiros de Taquara, no geral, não há registro de maiores danos.

Alessandra Azambuja, coordenadora da Defesa Civil de Igrejinha detalhou o volume de chuva nos últimos dias: “Nas últimas 24h foram 53.92mm, em 48h foram 89.20mm, em 72h choveu 90.77mm e em 96h, foram 101.98mm”, pontuou. “Ao longo do dia vai parar de chover. Esse acumulado preocupa quanto a movimento de massa (deslizamento), mas felizmente a chuva perde força agora”, destacou.

Em Parobé, o órgão informou que foram 73mm em 24h, até às 9h deste domingo; ainda segundo a DC, até o momento, nenhum chamado foi registrado para atendimento de alagamentos ou árvores caídas.

Conforme a Metsul Meteorologia, os volumes de chuva não devem aumentar muito. “Uma vez que a previsão do tempo para este domingo na capital e região metropolitana é de garoa ou chuva predominantemente leve no decorrer do dia, que será de muitas nuvens e predomínio de céu encoberto”, informou o órgão.