Alternativas para aproveitar o verão pela região longe das aglomerações

Morro Alto da Pedra, em Igrejinha. Foto: Lilian Moraes

Região – A região oferece uma gama de possibilidades para quem quer aproveitar os dias ensolarados de verão longe de aglomerações. Não é preciso ir longe para encontrar parques cercados por natureza, com atividades voltadas ao turismo de aventura, ou espaços planejados em zona urbana para receber visitantes.

“Nosso relevo “pé de serra” e nossa vegetação de Mata Atlântica nos convidam para caminhadas, passeios a cavalo e de bicicleta”, observa o secretário de Turismo e Cultura de Igrejinha, Juliano Müller. O município conta com um dos pontos turísticos mais visitados do Paranhana: Morro Alto da Pedra, popular “Morro da Asa”, que pode ser acessado pela estrada que leva à Serra Grande. Além de ter área ampla, aberta e infraestrutura de lazer, também é possível saltar de asa delta do cume.

Também há o que fazer na zona urbana. O secretário ressalta que a Administração tem feito investimentos em áreas públicas. “Os espaços como praças, decks à beira do Rio Paranhana, mais os espaços particulares, como campings, balneários, centros de compras e centros esportivos, oferecem uma gama de possibilidades, de acordo com os gostos de cada família”, sugere.

Opções em Três Coroas
Na Cidade Verde são quatro parques que oferecem atrativos. Três estão localizados no bairro Linha Café Alta, no interior, todos com temática de aventura em meio à natureza. O destaque vai para o rafting, uma das atividades mais procuradas. No âmbito da gastronomia, cultura e lazer é o Trescopark, no Centro, que oferece opções. Todos os serviços contam com protocolos de segurança contra a Covid-19.

Projetos para alavancar atividades em 2021
O diretor de Turismo de Três Coroas, Cristian Krumennauer, explica que um dos projetos para 2021 é o lançamento de rotas sinalizadas para caminhadas e cicloturismo. A primeira a ser implementada será a rota que liga os parques de aventura. “Esta terá como ponto de início qualquer um dos quatro parques da cidade, sendo um circuito de aproximadamente 30 quilômetros, estruturado com atrativos e serviços turísticos”, detalha. De acordo com Cristian, o objetivo é dar autonomia aos amantes de experiências em meio à natureza para que façam sozinhos ou em grupo determinados trajetos. “Os mesmos poderão utilizar toda estrutura turística diferenciada que os quatro parques disponibilizam”, acrescenta. “Todos os atrativos disponibilizados pelos parques de aventura e empresas especializadas de turismo são indicados para a prática em família”, conclui Cristian.

A ação é planejada em conjunto pela Secretaria de Turismo e o Conselho de Turismo de Três Coroas.