Águas de Março visa sensibilizar estudantes e comunidade sobre a importância dos rios e arroios que banham Taquara

Foto: Lilian Moraes

Por Prefeitura de Taquara

Pensar, refletir, tematizar sobre a importância da água no Município vem ao encontro do evento “Águas de Março”, que será promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece), de 17 de março a 4 de abril, nas 42 escolas municipais de ensino e em duas instituições estaduais. As atividades serão divulgadas nas redes sociais das escolas, das Comvidas (Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola) e do NESA (Núcleo de Educação Socioambiental).

 

Dentre as ações estão a elaboração de vídeos e painéis informativos sobre o desperdício de água, o mapeamento dos rios e arroios, caminhada ecológica, palestras em parceria com a Corsan, plantio de árvores, conscientização sobre doenças como a Dengue, documentários, captação de água da chuva, hora do conto e muitas outras mobilizações que atentam à importância da água.

“Este é um momento em que as nossas escolas promovem ações de sensibilização que buscam e objetivam a conscientização dos nossos alunos e seus familiares em relação à água. São ações mais cuidadoras e responsivas com este bem precioso. Cada escola promove atitudes e possibilidades dentro dos Comvidas, dos coletivos educadores, através da Educação Ambiental”, menciona a secretária da Smece, Carla Silveira.

Águas de Março

Taquara é banhada por cinco rios: dos Sinos, Rio Padilha, Rio da Ilha, Rolante e Paranhana e por 25 arroios, como destaca a coordenadora ambiental, professora Luciana Martins. “Temos um vasto corpo hídrico banhando a nossa cidade. Águas de Março é uma atividade do Coletivo Educador juntamente com as Comvidas das escolas para contemplar o Dia da Água e os dias dos nossos rios que inicia em 17 de março com o Dia do Rio dos Sinos, 22 de março temos o Dia da Água, 26 de março, o Dia do Rio da Ilha e Rio Padilha, e, em 4 de abril, o Dia do Rio do Paranhana”, salienta Luciana.

A instituição de ensino trabalhará a temática água de acordo com a sua própria realidade, visando mobilizar professores, alunos, famílias e demais pessoas que residem próximo. “O desenvolvimento das atividades Águas de Março será promovido em cada escola dentro da sua identidade, dentro do pertencimento de cada comunidade. O objetivo é sensibilizar os nossos alunos a olhar para além da escola, mas para o seu bairro, para o arroio, o corpo hídrico que vai desaguar num rio maior e que cada ação que fazemos refletirá num todo pela interligação de nossas águas”, salienta a coordenadora.

Essa atividade já é recorrente nas escolas de Taquara. “Trabalhamos a questão da água nas Comvidas onde um grupo de 15 alunos falam, refletem e são multiplicadores de ações ambientais buscando um bairro mais sustentável. Todo este estudo feito nos meses de março e abril é resgatado em outubro na Semana Interamericana da Água, com a reapresentação das sete atividades mais significativas promovidas durante as mobilizações do Águas de Março”, revela.

Parceiros

A realização do evento é da Prefeitura de Taquara pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, através da Educação Ambiental da Smece. A coordenação das atividades do Águas de Março é de cada professor do Coletivo Educador de cada escola. São 42 escolas municipais participantes e duas estaduais (EEEF 27 de Maio e EEEF Rodolfo Von Ihering) tendo como parceiros as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat), o Instituto Vitória, a Cooperativa de Reciclagem e Limpeza (Coorelli), o Espaço Ambiental Nara Mattos, as voluntárias Ellen e Miriam Paiva da Causa Animal, a Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal.