Agroindústrias da região terão mais espaço para vender seus produtos

Novo pavilhão será construído no parque onde acontece o Rolantchê, às margens da RS-239 Foto: Matheus de Oliveira

Rolante – A construção de um novo pavilhão no parque onde anualmente se realiza o Rolantchê irá abrir novos canais de comercialização para as agroindústrias da região. A ideia é que durante o evento, que recebe cerca de 15 mil visitantes, os produtores tenham um espaço dedicado à venda de seus produtos.

Ainda em janeiro, Rolante recebeu uma emenda de R$ 300 mil para investir na estrutura. Quem destinou foi o deputado federal Heitor Schuch (PSB), através de uma articulação entre o gabinete do deputado estadual Elton Weber (PSB), o Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Rolante e Riozinho e lideranças do município.

“É uma alternativa para construção de uma feira com visão regional. É uma ideia interessante. Para nós é fundamental ter mais essa opção, dando mais oportunidade aos agricultores”, diz o secretário de Agricultura de Rolante, Jair Silva. Ao longo desta semana, estavam agendadas reuniões para definir a localização do pavilhão dentro do parque. A expectativa do secretário é de que a licitação e o início da obra ocorram no segundo semestre do ano, tendo em vista que ainda é preciso elaborar o projeto de engenharia e aguardar os trâmites legais.

Situado em local estratégico, às margens da RS-239, local será importante vitrine para os produtos
Presidente do sindicato, Leandro Rossi conta que a iniciativa nasceu diante da necessidade de que as agroindústrias tivessem onde expor seus produtos durante os eventos municipais. “O sindicato fez o trabalho de correr atrás do recurso. Contamos com um engajamento forte da Emater, do Conselho de Desenvolvimento Rural e da Secretaria de Agricultura”.

Projeto amplamente debatido
Leandro explica que o projeto foi amplamente debatido junto a uma associação que engloba 11 sindicatos de trabalhadores da agricultura familiar. “Chegamos ao entendimento de que a estrutura traria um bom resultado para todos os agricultores da região”, cita, acrescentando que “a nova administração entendeu a importância e decidiu dar sequência.” A longo prazo, o sindicato projeta a utilização do pavilhão em dias da semana, sem a necessidade de alguma festividade para a comercialização.

Os agricultores de Rolante atualmente contam com a Casa da Colônia, no bairro Centro, para vender seus produtos.