Agricultores realizam feira on-line para vender alimentos em Rolante

Feijão vendido pelos produtores na feira Foto: Jessica Brasil/Divulgação

Para conseguir escoar a produção e ter uma renda em meio à pandemia, agricultores de Rolante encontraram uma forma criativa de comercializar seus produtos sem colocar clientes e produtores em risco.
Em formato on-line, uma feira semanal é realizada através da página @agricultoresfilhasdaterra no Instagram ou no Facebook por meio da página @feirafilhasdaterra, onde clientes podem conferir a lista de produtos disponíveis para a semana, organizada pelos próprios produtores.
Jessica Brasil Liçarassa, agricultora e uma das organizadoras do projeto, conta como surgiu a ideia. “Depois do carnaval, quando nós íamos retornar as vendas presenciais não deu. Estava inciando a pandemia, aí nós acabamos ficando o mês de fevereiro e março sem fazer venda e a grande maioria dos participantes depende da venda da feira”, conta. “Pensando em como poderíamos resolver esse problema, eu e mais três pessoas conversamos por Whatsapp e aí surgiu a ideia de mandarmos a lista para o pessoal e fazer essas entregas de casa em casa”, finaliza.
Atualmente, são cinco sítios da agricultura familiar que produzem alimentos agroecológicos, que vão de hortaliças e frutas até padaria, ervas secas, processados, chimias, geleias e etc. Os pedidos podem ser efetuados pelo Whatsapp (51) 996616817 até as 12h de quarta-feira.

Trabalhar para oferecer o melhor produto produzido sem venenos, utilizando insumos naturais

Alicia Galarça, de 21 anos, participa junto com seu companheiro e fala sobre a união dos agricultores nesse desafio da feira on-line. “Através de relações de amizade entre nós, vamos nos apoiando mutuamente nessa caminhada que é a vida e o trabalho na terra. Queremos estar oferecendo o melhor do nosso trabalho e da forma mais cuidadosa possível, causando apenas impactos positivos na terra, nas águas e na regeneração da biodiversidade”, explica.

Como ocorre e aceitação