Agosto Dourado: do incentivo ao aleitamento e o fortalecimento de vínculos com o bebê

Foto: Lilian Moraes

Por Lilian Moraes

Região – Instituído no Brasil desde 2017, agosto é considerado o mês do aleitamento materno, período em que é intensificada a realização de ações de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno.
Nas casas de saúde da região, as maternidades do Hospital São Francisco de Assis (HSFA), de Parobé e do Hospital Bom Pastor (HBP), de Igrejinha, receberam uma decoração alusiva ao mês. Em Parobé, além dos enfeites pelos corredores, mamães estão participando de sessões de foto e lembrancinhas estão sendo entregues para elas, como forma de reforçar a importância do ato.
Bruna Fleck, enfermeira coordenadora assistencial da unidade materna infantil do HSFA contextualiza sobre o quão necessário e importante é o aleitamento. “O leite é rico em imunidade, as doenças que a mãe teve, as gripes que ela passou, fez ela criar imunidade. E, isso tudo, é transferido para o recém-nascido através do leite. O leite da mãe muda conforme a faixa etária e necessidades do bebê”, explica.
Até o final de julho, em Parobé, 780 bebês nasceram na maternidade. Em Igrejinha, até terça-feira foram 690 nascimentos que receberam algum tipo de intervenção da equipe de enfermagem em relação à amamentação.

“Mamães com covid podem amamentar”, afirma coordenadora da maternidade

Em meio à pandemia, um dos assuntos que mais preocupa é a disseminação do vírus e todas as suas consequências. De acordo com a enfermeira Bruna, mamães com o resultado positivo para coronavírus podem amamentar. “As orientações são utilização de máscara cirúrgica, higienização das mãos antes de tocar no bebê e, ainda, ele tem que ser mantido em torno de dois metros da mãe, o que eu acho que é a maior dificuldade para o aleitamento materno de mães com covid. Exceto, claro, se tiver alguma orientação do seu médico obstetra, por causa do seu quadro clínico”, explica.

Qualificações o ano inteiro

Para garantir um melhor atendimento aos bebês da maternidade do HSFA, Bruna também conta que não só no mês de agosto, mas em todos os meses, os profissionais recebem qualificações. “O hospital tem o que a gente chama de time excelência, focado no aleitamento materno e composto por, principalmente, técnicos de enfermagem e enfermeiros. Esse time faz ações o ano todo. No mês de agosto as ações estão sendo promovidas por esse time”, explica. Além das qualificações para os profissionais, as mamães de crianças que nascem no hospital também ganham lembrancinhas e a importância da amamentação é reforçada.

Ato de amamentar

Tuane Brito, 25 anos: “Na primeira gestação, não consegui amamentar, então deixa a gente um pouco frustrada, parece que falta alguma coisa. Dessa vez, graças à Deus, ele pegou bem. É uma sensação muito boa poder amamentar. Ele está mamando bem”.

Luciana Jardini, 25 anos: “É um momento só de nós dois, é um ato de amor, de cuidado e de carinho. É um sentimento inexplicável, pois carreguei meu bebê por meses na barriga e sou responsável por prover o alimento dele.”