Agesan-RS fiscaliza sistemas de abastecimento de água no Paranhana

Por Diego Land

Região – A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan-RS), fiscalizou recentemente os sistemas de abastecimento de água em três cidades do Vale do Paranhana. Órgão tem a missão de regular e fiscalizar o serviço de saneamento com independência decisória, buscando a universalização do atendimento. As fiscalizações ocorreram em Parobé, dia 31 de janeiro, em Igrejinha, 27 e 28 de março e em Taquara, nos dias 21 e 22 de março e 3 de abril.

 

Em Parobé, foram identificados vazamentos em tubulações e estruturas do sistema de abastecimento. Foi constatado que não havia bomba reserva instalada em algumas das unidades de bombeamento. Verificou-se, também, a presença de água acumulada em algumas estruturas, apontada como preocupante, se considerando o cenário de dengue.

Segundo o diretor Geral da Agesan, Demétrius Jung Gonzalez, a substituição de redes no município deve ser executada com base no que foi previsto no programa de redução de perdas de água do órgão. “No relatório de não conformidades da agência reguladora, foi cobrado o cronograma de substituição de redes, o que se faz necessário, considerando que, de acordo as informações encaminhadas pela própria prestadora, houve mais de 300 rompimentos no município nos últimos 24 meses”, explica.

INCONSISTÊNCIAS

Na cidade de Taquara, a agência começou efetivamente a fiscalização neste ano. Na ação, verificaram-se inconsistências nos resultados das análises de qualidade da água da tratada e distribuída aos munícipes.

Nas estruturas, constatou-se a presença de diversos vazamentos. Além disso, a prestadora de serviços não encaminhou os certificados de limpeza de todos dos reservatórios do município.