Parobé – A equipe da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan-RS) realizou no último dia 7 de março uma fiscalização no sistema de abastecimento de água da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), em Parobé.
Os profissionais visitaram as unidades de captação, estações elevatórias de água bruta e tratada, estação de tratamento de água, reservatório de lavagem dos filtros e de distribuição, além do escritório comercial da empresa.
O diretor de Regulação, Dênis Costa, conta que o objetivo do trabalho foi verificar aspectos preventivos, corretivos, emergenciais e de segurança da operação do sistema de abastecimento de água, bem como a gestão comercial da Corsan no município. Também participaram da ação de rotina e preventiva na cidade parobeense, o assessor de Fiscalização, Daniel Luz, e o agente de Fiscalização, Adriano Ko Freitag.
Qualificação é o foco principal
O gestor da unidade de Parobé, Ubiratan Guilherme, cita que as ações da Agesan ocorrem há cerca de cinco anos. “Isso é feito para ver se estamos atendendo com as normas que devem ser, de pressão de água, de abastecimento, de qualidade da água”, disse ele, citando o último período de seca. “Mesmo com toda a estiagem que teve, em momento algum houve falta de água por falta de produção. Aconteceram episódios por falta de energia elétrica, por rompimento de rede…”.
Projeção de obra em 2024
O gerente cita melhorias feitas com frequência. “Temos instalado novos equipamentos para qualificar ainda mais o nosso abastecimento, melhorando os nossos padrões. Já instalamos e vamos instalar mais válvulas redutoras de pressão e macromedidor, por exemplo”, detalhou. Uma grande obra está prevista para iniciar em 2024. “Temos uma boa parceria com a prefeitura e está em projeto a ampliação da rede para o Distrito de Santa Cristina do Pinhal. Foi feita uma grande obra de asfalto e agora queremos levar água tratada até lá, até para incentivar novos loteamentos e empresas que queiram começar a se estabelecer”. A obra deve ser concluída em 2025. A Agesan é presidida por Pedro Rippel, que é o prefeito de Rolante.