Agesan é premiada pela ANA como melhor entidade no setor de Saneamento Básico

A Agesan (Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul) ganhou um importante prêmio recentemente. O órgão ficou com o primeiro lugar na categoria de Entidades Reguladoras Infranacionais do Setor de Saneamento Básico, concedido pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).

A Agesan foi uma das três finalistas a disputarem o título, entre os 20 projetos inscritos na categoria. O reconhecimento veio através do Programa de Redução de Perdas (PRP).

O PRP é um programa que iniciou em Rolante e auxiliou na redução das perdas de água, causadas por vazamentos e problemas operacionais. Os desperdícios causados geram oneração da tarifa e prejudicam a população em geral, além de causarem danos ao meio ambiente.

Programa de Redução de Perdas

O Programa de Redução de Perdas (PRP), foi lançado pela Agesan em 2020, instalado, inicialmente, em Rolante. Basicamente, o PRP atua reduzindo os números de perdas de água, que são ocasionados por vazamentos e problemas operacionais na tubulação hídrica, identificados nos indicadores enviados pelos prestadores.

O Prêmio ANA foi o segundo reconhecimento recebido pelo PRP. Em 2021, o programa recebeu um prêmio do FGV Direito – Rio de Janeiro, pela atuação no combate aos problemas hídricos do país.

Atuação da Agesan

A Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento do Rio Grande do Sul (Agesan) é o órgão que regula e fiscaliza o serviço de saneamento de forma técnica, transparente, eficaz e objetiva.

Atualmente, são mais de 120 municípios regulados ou conveniados pela Agesan, distribuídos em seis estados brasileiros. Entre as cidades, estão Campo Bom, Sapiranga, Araricá, Nova Hartz, Parobé, Taquara, Igrejinha, Três Coroas, Rolante e Riozinho, nos vales do Sinos e Paranhana.

O que é ANA?

O Prêmio ANA (Agência Nacional de Águas) busca reconhecer o mérito de iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos, visando o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Por Mairan Pacheco