Agentes de endemias ampliam visitas para detectar focos do mosquito da dengue em Taquara

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

O trabalho de detecção e combate a focos do mosquito Aedes aegypti em Taquara continua. Nesta semana, os agentes de endemias do Município intensificarão as visitas nas residências em regiões próximas de casos positivos de dengue. “A nossa prevenção é constante e precisamos da mobilização de todos. Choveu muito nos últimos dias e a água parada acumulada pode conter focos do mosquito. Temos de estar sempre atentos para evitar que haja uma grande incidência de novos pacientes”, destaca a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.

 

Nos próximos dias, os agentes de endemias farão a visitação de residências nos bairros Medianeira, Jardim do Prado e Centro. Eles farão a procura por focos do Aedes aegypti, eliminação das larvas e auxiliarão na divulgação dos cuidados que cada morador deve ter para evitar que sua casa tenha criadouros do mosquito. Nestes três bairros, também será pulverizado inseticida nas ruas onde há casos suspeitos ou confirmados de dengue.

Novos agentes já estão na busca por focos do Aedes aegypti

Na semana passada, os novos agentes de endemias contratados pelo Município realizaram treinamento sobre quais serão as suas atividades desempenhadas. “Estes profissionais já estão nas ruas realizando ações orientativas, coleta mecânica e vistorias próximas dos domicílios com casos suspeitos”, salienta a coordenadora da Vigilância em Saúde, Andressa Martins.

Situação da dengue em Taquara

De acordo com a Secretaria de Saúde de Taquara, o Município tem 10 casos confirmados de dengue. Há também outros 86 casos suspeitos da doença, e 156 casos descartados. Pessoas com suspeita da doença podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, preferencialmente no Posto 24 Horas, onde há um espaço específico para este tipo de atendimento.

Sobre os cuidados de prevenção à dengue, a prefeita Sirlei Silveira ressalta que toda a população precisa fazer a sua parte contra a doença, evitando o acúmulo de água em pneus, garrafas e vasos de flores. “É importante também que os moradores recebam os agentes de endemias, que estão visitando as residências para detectar focos do Aedes aegypti. Eles estão identificados com crachá da Vigilância em Saúde e um jaleco verde. O trabalho deles, junto com o empenho de cada morador, é fundamental para garantirmos um combate efetivo contra o Aedes aegypti”, frisa a prefeita Sirlei Silveira.