Uma iniciativa da Prefeitura de Igrejinha através da secretaria de Planejamento e Meio Ambiente vai viabilizar, em breve, a troca de cerca de 200 lixeiras em praças da cidade.
O investimento, que vai ser feito por meio de processo licitatório, deve qualificar recipientes que sofreram danos com ações do tempo, conforme conta o prefeito de Igrejinha, Leandro Hörlle. “Temos lixeras antigas e avariadas. Então, vamos colocar os novos modelos de uma forma gradativa. A Secretaria de Obras e Trânsito (SOT) vai fazer esse trabalho de troca e instalação ao passo que vai identificando a necessidade”, conta Horlle.
Conforme o prefeito, há cerca de 10 anos as lixeiras não eram atualizadas na cidade, o que reforça a importância da ação.
Secretário com a palavra
Sandro Klein (foto à direita), novo responsável pela secretaria de Meio Ambiente e Planejamento pontua a relevância de uma ação como essa. “Acredito que isso contribui principalmente com a cultura de preservação do meio ambiente. As coisas partem já de casa. É muito importante que o cidadão se envolva na preservação desde esse momento de dentro da casa de cada um. A questão de separar o seu lixo, de fazer compostagem quando é possível. Isso tudo também vem a reduzir custos depois para o serviço público, fazer todo esse procedimento. Aumenta também a possibilidade de reaproveitamento do que for reciclável. A existência das lixeiras contribui nessa consciência”, opina Klein.
Meio ambiente sempre em pauta
Ações com cunho ambiental são de praxe em Igrejinha. Um exemplo prático é o projeto de reaproveitamento de resíduos, em parceria com a empresa Ambiente Verde. Ainda em fase de elaboração, a iniciativa prevê a transformação do lixo doméstico em matéria-prima para produtos industriais. “Hoje nós reaproveitamos em torno de 12 a 15% do resíduo que é coletado. A ideia é ampliar esse número para 50/60%”, comenta Horlle.