Abuso sexual contra menores é pauta em semana de debate e reflexão em Parobé

Parobé – Uma semana inteira de debate, reflexão e de busca por ações de enfrentamento contra a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes. Na segunda-feira, na Emei Azaléia, Parobé deu início a mais uma edição da semana de enfrentamento e prevenção ao tema.

Além destes sete dias, as atividades seguem até final do mês nas Emeis e Emefs com hora do conto, semáforo do toque, rodas de conversa, caminhadas de conscientização, entre outras ações envolvendo alunos, pais, comunidade e instituições engajadas no enfrentamento à violação de direitos de crianças e adolescentes. “Trabalhamos essa semana há alguns anos, de maneira forte, intensa e extensa, provocando realmente a comunidade e a rede a construir e pensar possibilidades de enfrentamento e de acolhimento”, disse a psicóloga Carla Woiciechovski.

Seminário reunirá mais de 800 profissionais na sexta 

A programação é idealizada pela prefeitura em parceria com o Conselho Tutelar, secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, Comdicap, delegacia, Napia, Creas, Cras, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil. Um dos momentos mais marcantes da semana ocorre nesta sexta-feira, na Faccat, nos turnos manhã e tarde, com a terceira edição do seminário que reunirá mais de 800 profissionais da Saúde, Educação e Assistência Social. “A rede vai parar para poder aprender, refletir, conscientizar e pensar sobre a atuação do recebimento da denúncia, a escuta protegida, da criança e adolescente”, conta a psicóloga Carla.

Pela proteção

“Trazer este debate à sociedade é cada vez mais importante para que todos tenham a consciência de que têm responsabilidade na proteção das crianças e adolescentes. A violência dá sinais. É importante reconhecê-los e ouvir as vítimas para encerrarmos esse ciclo de violência”, disse o prefeito Diego Picucha.

Programação

18/5 Quinta- feira
Horário: 13h
Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
Local: Centro/Parobé.
Ação: Napia- Tenda da prevenção/orientação e visita ao comércio, com distribuição de folder.
* 8h30: Reunião de Apresentação de TODOS os fluxos (direção das escolas, saúde/UBSs, hospital, delegacia, CT, Cras, Creas). Cada secretaria irá apresentar seu fluxo de atendimento de recebimento denúncia.

19/5 Sexta-feira
Horário: 8h às 12h
Local: Faccat
Ação: III Seminário Municipal Intersetorial de Prevenção a Violência contra Criança e adolescente.
Prevenção e cuidado – uma responsabilidade coletiva.
Palestra pela manhã: Identificação e manejo de situações de suspeita de violência sexual contra crianças e adolescentes.
Cátula da Luz Pelisoli- Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia, com período de doutorado sanduiche na University of Havaii at Hilo e pós-doutorado na UFRGS, Produtora de Conteúdos do Canal Proteja.
13h às 17h
Palestra à tarde: Faça bonito! Proteção de crianças e adolescentes diante da violência sexual
Jean Von Hohendorff – Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Professor e Pesquisador.

20/5 Sábado
Horário: 15h
Pedal Faça Bonito: Proteja nossas crianças e adolescentes
Local de saída: Festejando