A história de Parobé em livro para as escolas

Parobé – Em agosto de 2019, foi lançado o terceiro livro sobre a história de Parobé. Ele é um projeto idealizado e coordenado pela professora Josélia Vianna, que na época era coordenadora da Cultura de Parobé. Por estar na gestão, o nome dela não aparece no livro, mas sua realização é o mais importante. “Esse projeto, que iniciou em 2019, era um sonho que eu tinha enquanto professora, era um sonho pessoal. Tenho muito orgulho de ter conseguido realizar. Ele significava mostrar para a população da cidade a origem de Parobé e que a comunidade, sendo sabedora da história, das suas raízes, passasse a proteger seu patrimônio”, destaca a professora Josélia.
A obra foi escrita pelas autoras Lígia Mossmann, Eloisa Elena da Silva e Eduarda Guilhermano Rocha. “Dentro desse projeto busquei a professora Ligia Mossmann, a Eloisa e a Duda Rocha, três gerações. Nossa equipe ficou muito feliz em juntar elas; as permitiram que um trabalho se fundisse no outro. Sabemos o quanto isso é difícil, mas elas fizeram um lindo e excelente trabalho”, destacou a professora.
Josélia ressalta que todo trabalho envolvendo a obra contou com muitas mãos voluntárias. Trabalhamos muito como equipe, uma professora doou correção e, assim, com muitas mãos, esse projeto veio à tona. Batemos de porta em porta, foram mais de 50. Eu e mais uma colega, pedimos muita ajuda, levamos muitos “não”. Vários disseram que não conseguiríamos, mas como era um sonho, batalhamos e conseguimos”.
Josélia também contou com patrocínios de empresas de Parobé e região. “Cada centavo que chegou, recebemos com muito amor. Só tenho a agradecer a todos que confiaram no projeto, apoiaram, patrocinaram e que também amam Parobé e querem a história contada e preservada para as futuras gerações”, destaca Josélia, exibindo uma edição.

TIRAGEM DE 300 EXEMPLARES

Com o livro concluído, Josélia conseguiu uma tiragem de 300 edições. As escolas maiores de Parobé receberam quatro livros e as menores duas edições. Além disso, também foram entregues obras para entidades e agricultores que integram pontos turísticos do município. “Nas escolas, o objetivo é de que o livro seja utilizado para alunos de 4º ano, período em que eles aprendem sobre história. Realizaram formação com os professores e ele passou a ser utilizado em sala de aula”. A obra conta a história de Parobé em todos os aspectos, desde educação, política até cultura e suas origens. “Tudo que o leitor quiser saber sobre a história de Parobé, do passado até meados de 2019, ele irá encontrar. Também optamos por selecionar imagens parta ilustrar, todas cedidas por moradores ou feitas por nós. Algumas há imagens do passado com imagens atuais em contraponto”, conta a professora.