A consulta que você falta, faz falta a alguém que pode estar realmente precisando

Todos os dias dezenas de pessoas vão até as secretarias de saúde dos municípios da região buscando por consultas com especialistas e exames especializados, tanto nas cidades do Paranhana quanto da região metropolitana. Muitos destes pacientes conseguem horários para atendimento e, quando chega o dia da realização do mesmo, não comparecem.
Essa é a realidade dos seis municípios do Vale do Paranhana. Ao não comparecer às consultas marcadas o cidadão estará tirando a vaga que poderia ser útil para outra pessoa. No ano de 2018, os municípios de Riozinho e Três Coroas possuíram uma média de 30% de não-comparecimento, enquanto em Taquara essa média foi de 20%. Já em Parobé, foram mais de 3 mil absentismos no ano que passou, e em Rolante esse número passa dos 6 mil. Pensando nisso, algumas Secretarias de Saúde da região estão buscando por ações que conscientizem a comunidade quanto a importância de comparecerem às consultas e exames agendados ou então desmarcar com antecedência, cedendo o seu horário para alguém que estiver precisando.
Em Três Coroas, uma forma de mostrar a comunidade a importância que tem a presença em consultas agendadas, foi instalando um quadro no Posto Central que mostra o número de faltas a consultas na semana que passou.

Somente entre 15 e 19 de abril, Três Coroas registrou um total de 107 faltas a exames marcados

Dos dias 15 a 19, a cidade registrou 107 não-comparecimentos a exames e consultas que são feitos no próprio município, sem contar as que são marcadas em outras cidades. No ano de 2018, essa média foi de 150 absenteísmos por semana. O uso de quadros demonstrativos também será adotado pela Secretaria de Saúde de Taquara nos próximos meses.

Municípios buscam
conscientizar população

Tentando diminuir a porcentagem de faltas a consultas, os municípios pedem que os pacientes da saúde pública mantenham as suas informações atualizadas junto a secretaria de Saúde do seu município. Também é de extrema importância manter os dados do cadastro do Cartão SUS em dia.

Secretários comentam

Secretário de Saúde de Três Coroas, Luiz Carlos Stuart Campos

“Nós vamos pegar 15, 20 pacientes que têm esse hábito de não comparecer na consulta e convidar eles a participarem de uma palestra, e explicar todo o transtorno que ele traz para o município, para os demais munícipes, em estar faltando essas consultas” .

 

 

 

Secretário da Saúde de Taquara, Vanderlei Villi Petry

“Isso vai fazer com que todos, ao procurarem o posto de saúde, percebam o quanto é ruim marcar e não ir. São formas subliminares de conscientizar a comunidade de que quando marcado é preciso ir, porque se não vai estar tirando o lugar de um outro” .