7° Natal Voluntário em Igrejinha projeta 250 pinheirinhos pela cidade

Igrejinha – A prefeitura de Igrejinha promove neste ano o 7° Natal Voluntário – Caminho dos Pinheirinhos. A ação consiste no embelezamento da cidade com as pequenas árvores de natal, colocadas ao longo das avenidas Castelo Branco e Ildo Meneghetti através de parcerias entre o poder público municipal e a iniciativa privada. A empresa ou entidade interessada em participar deve fazer sua inscrição através do site oficial da prefeitura, até o dia três de novembro, e aguardar o sorteio a ser realizado no dia cinco, em que serão definidos os locais em que ficarão as arvorezinhas de cada participante. Cabe à administração municipal instalar os pinheirinhos ao longo do caminho, enquanto que cabe aos inscritos, de forma voluntária, providenciar enfeites e iluminação do local para o qual foram sorteados. Este ano a decoração será feita no dia 21 de novembro, a partir das 19 horas, com adequações no trânsito para garantir a segurança de todos. 

“Com este trabalho as pessoas conseguem divulgar suas entidades e empresas, além de deixar a cidade mais bonita e atrativa. Temos sempre a expectativa de atrair o turismo”, destaca o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Dirceu Linden. O voluntariado e o espírito de natal entram em cena e possibilitam o crescimento do projeto a cada ano, segundo Linden. 

Crescimento ao longo dos anos 

O natal voluntário deu seus primeiros passos em 2013. “Foi ideia da minha esposa (Janice Wilhelm). Ela imaginou que o pessoal iria gostar, já que existe essa questão do voluntariado na cidade. Começamos e gradativamente foi crescendo, porque a comunidade gostou da ideia”, explica o prefeito, Joel Wilhelm. Em seu primeiro ano o projeto contou com a participação de 65 empresas, e o sucesso alcançado fez com que o número dobrasse em 2014. Em 2015, foram adicionados mais 70 pinheirinhos, alcançando os 200, que se mantiveram em 2016 e 2017. Em 2018, foram 230 participações registradas. Para este ano a prefeitura almeja envolver 250 empresas em todo o percurso decorado. “Nosso objetivo é fazer com que cresça ao longo dos anos até que chegue na RS-115, para chamar a atenção de quem passa”, projeta Wilhelm. O prefeito ressalta a importância da disputa sadia existente entre os participantes para deixar a árvore mais bonita. “Cada um faz dá seu toque, contribuindo para que não fique tudo parecido”, salienta. 

Decoração a caráter

É tradição em todos os anos a realização de atividades que representam o ponto alto da programação de natal no município, como teatros e apresentações musicais. Além disso, a praça Dona Luiza, no centro da cidade, também conta decorações que permitem entrar no clima natalino. As atrações deste ano ainda não foram divulgadas pela prefeitura. O natal voluntário é promovido pela administração municipal através do Gabinete da Primeira-Dama junto com a secretaria de Turismo, Esporte e Cultura.