24ª Kuchenfest diverte o público e contribui com a população rolantense

A última edição da festa havia acontecido em 2020, pouco antes da pandemia iniciar Foto: Edna Cardoso

A Kuchenfest voltou a ser realizada em 2023 e mais do que divertir o público que passou pelo parque com a sua extensa programação, o caráter solidário da festa deixou o retorno ainda mais marcante.
Como em todos os anos, diversas entidades e comércios são beneficiados com o valor da venda de produtos durante os dias do evento. Na 24ª edição, a Fundação Hospitalar de Rolante, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Rolante e a Associação de Cuqueiros e Cuqueiras (ASCUR) foram algumas das instituições presentes na Kuchenfest.
O diretor-executivo da Fundação Hospitalar de Rolante (FHR), Luis Figoli, avalia como positiva a atitude da Comissão Organizadora da festa em destinar o recurso para a FHR. “Esse recurso vem em boa hora. Com muita sensibilidade a organização entendeu de direcionar esse valor para o hospital”, afirma. “Contamos com mais de 80 voluntários que fizeram todo o processo de venda dos copos e atendimento ao público. Então, além da comissão organizadora ter nos dado essa condição, por outro lado a gente está com a comunidade mobilizada para ajudar a fundação”, pontua.

Prefeito com a palavra

Durante um ato simbólico de encerramento da festa, diante de uma multidão, o prefeito Pedro Rippel agradeceu ao trio de soberanas Joana Yasmin Finger Diedrich, Emily Cristie Schwingel e Débora Schierholt, que divulgou a festa pelo Estado, aos patrocinadores e também ao público. “Ninguém faz nada sozinho, então de uma forma muito especial eu gostaria de agradecer a todos que estiveram conosco durante estes quatro dias de festa aqui em Rolante”, disse. Neste ano, como forma de valorizar as cuqueiras e cuqueiros do município, o prefeito realizou uma homenagem no desfile de abertura do evento. Uma placa foi descerrada reconhecendo o trabalho para preservar a tradição na cidade.

 

Lembrança da festa

Mais do que ajudar a FHR , a venda do copo personalizado também contribui com o meio ambiente, o que foi um dos fatores determinantes para colocar a ideia em prática, conforme a organização da 24ª Kuchenfest. Desta forma, a produção de lixo diminui e o adereço fica como lembrança da festa.

Mais de 9 mil cucas

O balanço oficial de cucas comercializadas neste ano ainda não foi finalizado. No entanto, conforme a presidente da ASCUR, foram mais de 9 mil cucas (grandes e pequenas) produzidas durante a festa. Destas, pouco mais de 300 sobraram e parte delas foi vendida a preço de custo no dia seguinte.

Corpo de Bombeiros

Uma das arrecadações dos bombeiros foi através do estacionamento. De acordo com o Comandante Leandro, os terrenos em que a corporação cuidou das vagas foram uma contribuição da comunidade, pois foram cedidos ao CBVR para angariar fundos.