16ª Festa da Melancia e 1ª Rota de Cicloturismo ocorrem em Parobé

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

A 16ª Festa da Melancia de Parobé começou na última sexta-feira e segue até o próximo domingo (16), na Praça Primeiro de Maio. O evento é organizado pela Prefeitura em parceria com a Associação dos Produtores Rurais e Piscicultores de Parobé e Emater.

Diversos produtos são oferecidos na festa, dentre a própria melancia e seus derivados, além de abóboras, morangas, artesanatos e orquídeas, todos produzidos ou fabricados pelos moradores das áreas rurais do município. Além do comércio, bandas populares da região e do Estado seguem realizando shows durante os dias da programação.

Na quinta-feira (6), houve a Carreata dos Agricultores de Parobé. Popular realização anterior à abertura da festa, os produtores rurais percorreram a área central do município, partindo do Posto Viaduto e seguindo pela Avenida Artuíno Arsand, bairro Nova Guarujá e retornando para a Praça 1° de Maio.

Tradicional na programação anual do município, a festa busca valorizar o que é da cidade, promover o turismo e os agricultores familiares de Parobé. A 1ª Rota de Cicloturismo foi desenvolvida e realizada na edição deste ano na festa, atraindo mais de 400 participantes, que percorreram trajetos de 20km e 40km por áreas rurais.

Os percursos foram pensados para que todos pudessem participar, desde quem não costuma andar de bicicleta de maneira esportiva até quem pratica atividades físicas com o veículo diariamente. Novas edições da Rota de Cicloturismo devem ser feitas anualmente.

 

Vivenciando a 16ª Festa da Melancia