Remendo em cima de remendo: o problema da buraqueira na Tristão Monteiro, em Taquara

Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – Os buracos e remendos presentes no asfalto da rua Tristão Monteiro são problemas crônicos enfrentados diariamente por quem se desloca por Taquara. A via de mão dupla é uma das mais importantes da malha municipal e conta com intenso fluxo de carros, ônibus e caminhões que saem da ERS-115 para acessar o perímetro urbano. Da mesma forma, ela serve como um dos principais caminhos para quem utiliza a ERS-020.

 

Para amenizar o problema, ao longo de terça-feira (23), a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos realizou uma operação tapa-buraco e interviu nos pontos mais críticos da rua. “A gente faz isso sempre que precisa. Compra o asfalto e coloca onde tem necessidade, de acordo com o tamanho do buraco”, explica o secretário à frente da pasta, Amarildo Souza.

 

Em um período que compreendeu a manhã e o início da tarde, parte da via ficou interditada para a aplicação dos remendos. Por volta das 15 horas, o trecho foi liberado para o fluxo de veículos.
Conforme o secretário, o trabalho, desta vez, foi realizado com um material diferente, mais grosso, que precisou inclusive do trabalho de um rolo para esmagamento. “É melhor do que o outro. Gruda melhor e dura mais tempo.”

 

Camada de asfalto feita recentemente virou buraqueira em rua pavimentada com pedras

O asfaltamento que teve início no dia 6 de agosto na rua Emílio Lúcio Esteves, que dá acesso ao Hospital Bom Jesus, já apresenta inúmeras irregularidades, aberturas e buracos. O fato tem sido alvo de crítica de moradores nas redes sociais.

Segunda camada é o que deve resolver o problema

A reportagem foi conferir as reclamações dos leitores e constatou que, com menos de dois meses de aplicação, o asfalto da rua Emílio Lúcio Esteves está com rachaduras e buracos (fotos acima). Motoristas que passavam pelo local precisavam invadir a mão contrária para poder desviar das fissuras.

Conforme o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Amarildo Souza, o trecho recebeu apenas a primeira camada, que serviu para nivelar a rua. “Ainda vai ser feita a segunda camada, que será de quatro centímetros. Vai ficar muito bom”, projeta. Conforme o secretário, a regularização deve acontecer ainda esta semana.