Defesa Civil de Três Coroas alerta para crise hídrica nos próximos meses

Efeitos da seca na cidade em 2020 | Foto: Arquivo JR

Três Coroas – A previsão de estiagem para os próximos meses tem sido motivo de preocupação para a Defesa Civil de Três Coroas. Soma-se a isso a falta de conscientização da comunidade sobre o uso responsável de água.

Quem faz o alerta é o comandante da Defesa Civil Augusto Dreher. “Ainda faltam mais de cem dias para chegar o período de chuvas. Analisando os boletins de meteorologia dá para concluir que precisamos de conscientização”, diz. Entre as medidas a serem adotadas, Dreher cita cuidado ao abrir a torneira para não deixar água correndo e não lavar a calçada e o carro com água própria para consumo. Também é importante pensar em maneiras de captar volumes de chuva. O comandante exemplifica com o fato de os bombeiros terem captado 10 litros de água com a precipitação de uma noite na última semana. “Acredito que de qualquer forma vai faltar, mas podemos segurar essa falta por mais tempo”, acrescenta.

Apesar da chuva do fim de semana, o Rio Paranhana tinha medição de 50 centímetros na manhã de terça-feira (19). O nível considerado regular varia de 80 centímetros a um metro e dez. “É um indicativo forte de que os arroios que deságuam estão secos”, pontua.

O vice-prefeito e responsável pelas pastas de Agricultura e Meio Ambiente, Irineu Feier, diz que o município trabalha com a criação e recuperação de reservatórios de água já que algumas localidades do interior estão registrando falta do insumo. São elas Figueira, Rodeio Bonito e Furnas Altas.