Time que nasceu para representar Taquara valoriza atletas e mantém três equipes com paixão pelo esporte no DNA

O clima de Copa do Mundo de Futebol Feminino paira sobre o Brasil e mesmo com uma certa resistência, coloca a categoria em evidência no esporte. Esta semana, o Repercussão Paranhana conversou com o treinador de uma das equipes de futsal mais tradicionais de cidade e que mesmo com pouco tempo de existência, já se tornou referência no que diz respeito a organização e valorização das mulheres na prática esportiva em Taquara.

Pedro Gabriel, treinador da União Taquarense de Futsal Feminino (UTFF), equipe representante oficial da cidade de Taquara nas competições, comentou que o time surgiu justamente pela falta de um representante na cidade. “A UTFF nasceu a partir da necessidade de Taquara ter um representante no Campeonato Regional, o município não tinha um time, então o Alexandre, atual diretor de esportes, me procurou no Genoma e me falou da possibilidade de iniciar um projeto na categoria, para que logo adiante pudesse representar a cidade no campeonato regional”, comenta.

Valorizando quem quer jogar

O projeto da UTFF iniciou com seis meninas com o objetivo de representar o município na competição regional, mas a procura foi tão grande que em um período de um ano e meio já estavam com um grupo atendendo em torno de 45 meninas. “As meninas interessadas em treinar foram aparecendo e num período de dois/três meses nós estávamos com 30 meninas treinando. Seguimos com esse grupo e a procura continuava acontecendo, começamos com uma divulgação nas redes sociais e seis meses depois já tínhamos o grupo B”, comenta.

Dividido em três equipes

Duas das três equipes do time Foto: Reprodução