Taquara 136 anos: 111 anos de tradição e respeito

Presidente Fischer em frente a uma das paredes que exibem imagens de momentos do clube Fotos: Lilian Moraes

O Esporte Clube Taquarense carrega um passado vitorioso, eternizado na história da cidade.
Fundado em 30 de novembro de 1911, e conhecido pelas alcunhas de Leão da Encosta da Serra ou Leão Alvirrubro, a agremiação centenária coleciona nove títulos do tradicional Campeonato Citadino de Futebol (1922, 1944, 1947, 1949, 1950, 1953, 1954, 1955 e 1956), foi Campeão da Região 4 — Primeira Divisão Gaúcha em 1961, Campeão Gaúcho de Juniores — Categoria B em 1990 e foi campeão Gaúcho Amador, maior feito da história do clube conquistado em 2002 e lembrado com carinho pelo presidente Luís Fernando Leuck (Fischer), que está há mais de duas décadas à frente do EC Taquarense. “Graças a Deus, eu fui feliz em 2002 em conquistar o título máximo do amador. Naquela época a competição tinha diversas agremiações junto com o taquarense, clubes que tinham muito mais condições financeiras que nós, mas com a raça do plantel de jogadores que montamos, que tinham espírito de vencedores, nós fomos agraciados com o título”, relembra.
Mesmo não realizando nenhuma atividade ligada ao futebol vinculada ao Taquarense, a sede – pertencente ao próprio clube – é mantida pela diretoria da instituição e possui uma estrutura invejável. Com um espaço social inaugurado no mesmo ano que o ECT conquistou o amador, o clube possui uma curiosidade que se destaca dentre as suas peculiaridades: desde a sua inauguração, o campo onde o clube mandava os jogos fica no mesmo local.
O que mantém vivas as memórias dos diversos jogadores campeões que por ali passaram e fizeram história competindo no disputado futebol do interior do Rio Grande do Sul.

Vontade de reativar o futebol

O presidente fala também sobre a vontade que o clube tem de voltar a promover futebol nas dependências da entidade, localizada na rua Marechal Floriano, no Centro da cidade. “O taquarense sempre terá e sempre teve vontade de começar de novo as escolinhas, categorias de base… uma vida nova. Mas, para isso, todo mundo sabe que o futebol requer uma questão financeira e apoiadores e , infelizmente, aqui em Taquara nós não temos esse apoio. Esse suporte que teríamos teoricamente que ter”, lamenta. Atualmente, o clube vive de arrecadação das propagandas, aluguéis do campo e copa.