Roteiro com foco no cicloturismo vai explorar aspectos históricos de Taquara e região

Trejeto irá explorar interior do município. Na foto, localidade de Ilha Nova Foto: Divulgação / ATAC

Taquara – A Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) está desenvolvendo um projeto turístico para explorar a história e o interior da cidade. Embora tenha foco no cicloturismo, a iniciativa propõe roteiros que podem ser feitos a pé e até mesmo em veículos.

Uma das temáticas será “Os Caminhos da Serra Velha”, passando por estradas utilizadas pelos tropeiros e colonos que desenvolveram a região. “Será uma espécie de releitura dos caminhos das tropas que vinham do litoral e de Porto Alegre para a serra”, explica Humberto Klein, idealizador do projeto. Com isso, a ideia é contar parte da história de criação de localidades como Padilha, Ilha Nova e Três Irmãos, em Igrejinha. “A gente quer mostrar porque tem determinado nome, explorar a colonização, a história dos índios”, acrescenta.

O roteiro também passa pelo trecho urbano, para apresentar aspectos históricos de prédios e logradouros importantes para o desenvolvimento de toda a região.

“Já temos uma rota pré-estabelecida (imagem ao lado) e vamos percorrer ela junto com a prefeitura esta semana”, conta Humberto. Além disso, já estão mapeados os principais pontos que devem integrar o trajeto, faltando apenas o levantamento fotográfico.

Prazos e valor investido serão definidos após levantamento de informações sobre o roteiro
Além disso, o secretário de Turismo de Taquara, Douglas Kaiser, estima que os maiores custos serão decorrentes da compra de placas de orientação. “Para tanto, precisamos de um levantamento detalhado de pontos e quantidade de placas, bem como as informações que constarão nas mesmas.”

Tratativas com municípios
O secretário também frisa a necessidade de tratativas com outros municípios, como São Francisco de Paula, para integração do roteiro. “Temos exemplos próximos, como a parceria entre os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, com o Roteiro de Cicloturismo Circuito das Cascatas e Montanhas”, exemplifica.

Para Kaiser, a importância do roteiro está nas possibilidades de aproveitamento do potencial turístico existente na região. “Com a implantação de um roteiro inicial, empreendedores já estabelecidos poderão tirar proveito da circulação de pessoas, bem como poderão surgir novos empreendedores, de diferentes portes, que possam atender a demanda que surgirá. Além disto, um primeiro roteiro servirá de referência para elaboração de outros trajetos, visto o tamanho do território de Taquara.”

A Faccat, por meio do curso de Turismo, também dá suporte à elaboração do projeto.

Saiba mais
A Associação Igrejinhense de Ciclismo (ASSICI) também ajuda na construção do projeto. Conforme Dirceu Linden Júnior, vereador da cidade e integrante do grupo de ciclistas, um pequeno trecho passará por Igrejinha e isso levantou a possibilidade de demarcar uma saída do município. “Dessa forma iria valorizar o trajeto e oferecer uma opção a mais de onde começar para quem mora ou está em Igrejinha.” Entusiasta do esporte, Linden ressalta que a iniciativa fomenta o cicloturismo e incentiva a prática, além de ser um atrativo para quem mora fora da região.