Rolante Sports marcou história ao conquistar o Gauchão de Futsal

Foto: Divulgação

Rolante – No início das competições do Gauchão de Futsal, o intuito era dar aos atletas experiência e o conhecimentos destes jogos, para que nos próximos campeonatos a pressão dos jogos e a atmosfera dentro dos ginásios não abalasse os meninos de Rolante. Apesar desta ideia inicial, o desempenho dos meninos, em especial do Sub-15, foi surpreendendo e, aos poucos, mudando o foco e o objetivo conforme o decorrer da competição: a chance de título passava a ser uma enorme possibilidade.

 

Já na fase de grupos, na primeira etapa do campeonato estadual, os meninos do Sub-15 foram campeões da Taça Farroupilha, premiação concedida ao campeão de cada um dos grupos. O Sub-17 classificou em segundo e o Sub-20 não passou da primeira fase.

Na parte eliminatória, o destaque dos mais jovens permaneceu, eliminando equipes tradicionais do estado, como Brilhante e Teutônia. O Sub-17 ficou pelo caminho, mas também se destacou por se tratar de sua primeira participação neste torneio. O que parecia um cenário histórico não poderia terminar de um jeito diferente. Na final, contra a respeitada e multicampeã ACBF, dois confrontos duros, em que os resultados foram definidos no final das partidas. Após empatar em casa, Rolante foi a Carlos Barbosa e não deu vida fácil aos donos da casa, levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, a consagração de Rolante Sports.

Números do Sub-15

 

A emoção tomou conta das finais da competição

O jogo mais importante de toda a competição não poderia ser diferente dos demais: repleto de emoções e reviravoltas. Na primeira partida das finais, em Rolante, os donos da casa abriram o placar no final do primeiro tempo com gol de Augusto. Na segunda etapa, a ACBF pressionou e mostrou porque é tão respeitada dentro e fora do estado, não deixando Rolante criar oportunidades. No fim do segundo tempo, empate dos visitantes.

No confronto de volta, mais emoção. Após inaugurar o placar com gol de pênalti de Igor, os mandantes empataram. Na sequência, Kaleby colocou novamente os visitantes na frente, prontamente respondido pela ACBF que igualou o confronto. No fim do primeiro tempo, o time de Carlos Barbosa ainda virou o jogo.

Na segunda etapa, o equilíbrio se manteve. Após uma infelicidade do atleta da ACBF, Rolante Sports igualou o confronto em 3×3 no início da segunda etapa. Na metade do segundo tempo, novamente o time de Carlos Barbosa passou à frente.

O duelo, que já era de muita emoção, passou a ser dramático para as equipes. Na busca desesperada pelo empate, Rolante quase sofreu o gol que decidiria o confronto, mas a bola não entrou. Restando 5 segundos para o apito final, Augusto, de fora da área, deixou tudo igual novamente e o jogo foi para a prorrogação.

Assim como no tempo normal, igualdade definiu este momento da partida. Os donos da casa fizeram o 5×4, mas faltando um minuto para o fim, o capitão Igor marcou o seu segundo na partida e empatou o confronto.

Nas penalidades, coube a Marco Antônio a responsabilidade de definir o título: 6×5 nas cobranças e Rolante Sports campeão do Gauchão de Futsal.

A avaliação que ficou do título inédito

Jardel Valandro, diretor de esportes da Rolante Sports, e Eduardo Geib, professor e coordenador, avaliaram a trajetória dos campeões. “Conseguimos, no final da competição, termos muitos destaques individuais. Muitos meninos que estavam neste ano irão permanecer para o ano que vem, acho que isso marcou a construção do título”, falou o professor Dudu. O diretor Jardel comemora o título, comenta o merecimento dos meninos e dá a sua análise para os próximos anos. “Viemos sabendo que enfrentaríamos uma potência e as pessoas acreditavam, isso foi fundamental. Tenho certeza que dentro de alguns anos, será uma das potências da base no nosso estado”.