Quatro passos dados, faltam três; o caminho do Hexa para o Brasil

País – A tão sonhada sexta estrela está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Depois da classificação na fase de grupos, o primeiro confronto do mata-mata, contra a Coreia do Sul, já ficou para trás após uma grande vitória: 4×1. Agora, o próximo passo é a Croácia, em jogo válido pelas quarta de final.

 

Realizada na segunda-feira (5), o enfrentamento das oitavas contra os asiáticos foi mais fácil do que o previsto. Logo aos 7 minutos do 1T, o camisa 20, Vinícius Júnior, recebeu um belo passe de Raphinha e tratou de abrir o placar. Aos 10, pênalti para o Brasil e, na cobrança, recuperado de lesão, Neymar deslocou o goleiro e aumentou a vantagem.

Com uma forte pressão e amplo domínio de jogo, a seleção não deu aos coreanos qualquer chance de entrar na partida e ainda na primeira parte do jogo definiu o duelo. Aos 29min, após bela jogada envolvendo a dupla de zagueiros Marquinhos e Thiago Silva, Richarlison recebeu na cara do goleiro e não desperdiçou. E, aos 36 min, Lucas Paquetá recebeu um cruzamento do autor do primeiro gol, Vini JR. e fez o quarto gol do jogo.

No segundo tempo, já com a classificação praticamente garantida, nossa seleção baixou as linhas e passou apenas a controlar o jogo. O momento foi ainda do técnico Tite dar oportunidade a alguns jogadores, incluindo Weverton, terceiro goleiro da seleção e que fez sua estreia em Copas. A Coreia ainda descontou com um belo chute de fora da área, mas a vaga brasileira já estava carimbada para a próxima fase.

Lesionados retornam, Brasil joga bem e o panorama contra a Croácia; situação do time

O jogo contra a Coreia do Sul foi de boas notícias para o torcedor brasileiro. Neymar e Danilo, que saíram lesionados na estreia da seleção contra a Sérvia, foram titulares e não sentiram qualquer desconforto ao término do jogo. Além disso, o amplo domínio contra o adversário fez com que o time retomasse as grandes atuações vistas nas eliminatórias da Copa e, por alguns momentos, no primeiro jogo da competição internacional.

O jogo das quartas de final será disputado na sexta-feira (9), às 12h, contra a Croácia, que eliminou nos pênaltis o Japão. No duelo, o cenário é favorável para os brasileiros: em cinco oportunidades, foram três vitórias e dois empates.

Jogadores em destaque

Com o andamento da Copa, alguns nomes vão se destacando, seja pelas boas atuações ou pela artilharia da competição. Em nossa seleção, os principais jogadores apareceram em definitivo no último jogo e são nomes de relevância do torneio: Neymar, Vinícius Junior e Richarlison. A rival França também vem de bons resultados e, classificada para as quartas de final, tem em Mbappé, Giroud e Rabiot os pilares da sua equipe.

A Inglaterra, outra seleção de destaque nessa Copa, confia no potencial do jovem meio-campista Bellingham e no camisa 9, Harry Kane, para seguir com os bons resultados. Ainda, há de se destacar os argentinos, que comandados pelo craque Messi seguem na competição e podem enfrentar o Brasil em uma possível semifinal. Portugal, que parece não depender mais de Cristiano Ronaldo, é outro favorito, em especial, pelas boas partidas de Bruno Fernandes e Gonçalo Ramos.

Artilheiros da competição até aqui

O balançar das redes não tem sido um grande fator nos jogos da Copa. Apesar de muitos empates eem gols, alguns nomes despontam na artilharia e, por consequência, auxiliam as seleções para seguir avançando na Copa.

Artilharia:
1 – Kylian Mbappé (França) 5 gols;
2e – Olivier Giroud (França) 3 gols;
2e – Bukayo Saka e Marcus Rashford (Inglaterra) 3 gols;
2e – Cody Gakpo (Holanda) 3 gols;
2e – Gonçalo Ramos (Portugal) 3 gols;
2e – Lionel Messi (Argentina) 3 gols;
2e – Richarlison (Brasil) 3 gols.
Além dos citados, Álvaro Morata (Espanha) e Enner Valencia (Equador), também marcaram 3 vezes, mas já foram eliminados.