Projeto Parobé Futsal apoia crianças e jovens nas quadras e na sala de aula

Projeto atende gratuitamente crianças no Ginásio Décio Fernandes Foto: Prefeitura de Parobé/Divulgação

Parobé – Não é apenas pela questão física ou cognitiva que o esporte consegue fazer a diferença na vida das pessoas. O Projeto Parobé Futsal, que no dia 1º de agosto completa um ano de atividades e é totalmente financiado pela Prefeitura de Parobé, estimula além da competitividade e a bola na rede, a formação de centenas de crianças e adolescentes nas categorias de base. Em quadra, o projeto conta com cerca de 450 participantes com idade entre 5 e 20 anos.

 

As equipes se dividem entre o projeto social e a de rendimento (que disputam as competições tanto em nível regional quanto estadual). Em menos de um ano de atividades, o Projeto Parobé Futsal conta com nove professores e os treinos acontecem diariamente no Ginásio Décio Francisco da Costa (rua Adaviano Linden, 301, Centro), das 8h às 19h30. Também há categorias que treinam no turno da noite.

“Aqui temos toda a estrutura necessária para dar continuidade ao projeto. E me arrisco a dizer que não sei se temos algo semelhante no Rio Grande do Sul, um projeto incentivado pela prefeitura”, diz Cleverson Signori, que é coordenador do projeto. Recentemente, a prefeitura investiu cerca de R$ 130 mil em uniformes e materiais de treino. “Todas as equipes ganharam novos uniformes”, cita Signori.

 

Disputas

As seis categorias do projeto (sub-7, sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17), assim como o time sub-20 (formado em parceria com a Associação União Parobé) também têm disputas ao longo da temporada. Os times sub-7 e sub-9 jogam a Copa Rolante Sports, assim como a sub-11, que também joga a Copa Feevale. As categorias sub-13 e sub-15 têm além do calendário com as copas Rolante Sports e Feevale, a Liga Gaúcha de Futsal, obviamente, com times de todo o Estado. As equipes sub-17 e adulta disputam a Liga Gaúcha de Futsal.

“Nosso objetivo é sempre incentivar que nossas crianças e adolescentes possam participar das mais diversas escolinhas esportivas, sejam elas de futebol, futsal, basquete, vôlei, entre muitas outras. Com essas atividades, além de descobrirmos novos talentos, ainda formamos cidadãos”, diz o prefeito Diego Picucha.

 

Apoio nos estudos

O projeto também une esporte e educação com o propósito de formar cidadãos. Uma parceria firmada entre a prefeitura, a Associação União Parobé e a Faccat garante até duas disciplinas gratuitas para estudantes da Faccat que participam dos projetos sociais de futsal promovidos em Parobé. “Estudo, caráter, ser humano e depois o rendimento. É nesta ordem que trabalhamos aqui no projeto”, garante Signori.