Projeto Esporte Campeão de Três Coroas: onde a única regra é aceitar a todos

Através da prática esportiva e da promoção da integração de seus participantes, há seis anos o Projeto Esporte Campeão dá a oportunidade aos moradores de Três Coroas de praticar inúmeros esportes e atividades de forma totalmente gratuita na cidade. Desde 2017, o projeto conta com 12 colaboradores e atende mais de 1400 alunos, de todas as idades, distribuídos pelas 16 oficinas que o Esporte Campeão oferece.
De acordo com Leandro Martins, coordenador do projeto, o Esporte Campeão sempre foi voltado para a questão social. “A gente não prioriza o alto desempenho, temos pessoas que tem sim um talento fantástico e até esperamos que eles continuem no esporte, mas a gente sempre priorizou o social”, comenta. Além disso, o projeto vem se destacando na promoção de eventos, onde os alunos participam, trocam experiências e fazem o bem. Recentemente, 242 kg de alimentos e 40 litros de leite, foram encaminhados à assistência social após o Madarte – Festival de danças de Três Coroas.
Leandro também comenta que a realização dos eventos passou a ser uma necessidade. “Em 2017 começou a surgir a ideia de fazer uma mostra com o grupo de dança. Fizemos um evento que pudesse reunir todas as escolas municipais, grupos de fora, que esse pessoal viesse para cá sem nenhum fim competitivo para mostrar o que era feito nas suas cidades, como uma integração mesmo, então isso surgiu de uma necessidade”, explica.

ESPORTE CAMPEÃO POR TODA PARTE

O projeto também dá suporte à prefeitura na criação, organização e realização de eventos, torneios e excursões com fins educativos, como os conhecidos Madarte (festival de dança da cidade), a Copa Cidade Verde, o passeio ciclístico, o anualmente realizado dia do desafio, a Três Coroas em Festa, escolha das Soberanas, desfile cívico, o Pan Americano de Canoagem e o tradicional espetáculo de final de ano, que mobiliza centenas de pessoas.

Detectar necessidades e atender todos os interessados

Fotos: Divulgação/Lilian Moraes