Pró-Esporte possibilita avanço de projetos esportivos na região

Foto: Divulgação

O incentivo ao esporte é algo que auxilia no desenvolvimento de muitos jovens da região. A Pró-Esporte, lei que atua nessa parceria com projetos que visam a atuação esportiva, é fundamental para a evolução e consolidação dos trabalhos nos vales do Sinos e Paranhana.

 

Criada no ano de 2012, a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo Estadual possibilita que empresas patrocinem iniciativas esportivas, pré-aprovadas, na troca de seu investimento pelo seu ICMS a pagar. Este mecanismo é um facilitador para a criação de novos projetos e caminhos positivos às crianças e adolescentes.

Em 2017, Eduardo Geib, Jardel Valandro e outros integrantes foram responsáveis pela criação do Rolante Sports. Aprovada em 11/2020, o incentivo de empresas fez com que a equipe se mantivesse firme na disputa de campeonatos em várias modalidades.

Condições para ser aprovado na lei de incentivo

Conforme explica o diretor da Quadra Eventos, empresa responsável pelo gerenciamento dos projetos Pró-Esporte da Rolante Sports, José Carlos Ferreira Júnior, a aprovação é livre para quase todas as iniciativas. “Qualquer entidade sem fins lucrativos pode apresentar projetos esportivos junto à Secretaria de Esportes para buscar ser aprovado no Pró-Esporte”, explicou.

Ao longo de 10 anos, desde a data de sua criação, a Lei recebeu mudanças para melhor auxiliar e identificar as ideias no esporte com possibilidade de incentivo financeiro. “Já mudou bastante a legislação desde a criação do Pró-Esporte, mudaram as formas de entrada de projetos, etc. Neste ano de 2022, por exemplo, entraram cerca de 470 projetos. Foram aprovados algo em torno de 200 a 220”, pontuou José Carlos.

Para receber a autorização estadual, os projetos selecionados necessitam desenvolver alguma forma de projeto social ou esportivo de base.

Comprovação através de títulos

A prova de que o incentivo auxilia no desenvolvimento esportivo é o reconhecimento que Rolante Sports vem adquirindo nos últimos anos, em especial no futsal, com a conquista de alguns títulos. Em cinco anos de projeto, já foram conquistados a Copa Feevale Sub-15, o bicampeonato regional na categoria Sub-11, Campeão Regional Sub-15 e Sub-13, além do Gauchão de Futsal Sub-15, conquistado no ano passado.

No Estadual de Futsal deste ano, Rolante segue firme em todas as categorias. Os últimos dois jogos foram disputados no dia 27/06. A Sub-17, contra a ACBF, em Carlos Barbosa, venceu pelo placar de 5×4, enquanto a Sub-15, em Nova Petrópolis, perdeu para a Bola-Bola por 6×1.

Os últimos dias, também foram de conquistas no circuito de vôlei. No masculino e feminino, na categoria Sub-15, Rolante foi campeão, enquanto o masculino Sub-17 ficou em 3º e o Sub-17 feminino ficou em 2º lugar.