Prefeitura de Parobé promoverá no próximo ano a 1ª Rota de Cicloturismo

Evento que ocorreu em 2019, Sul Bike Race, em Rolante Foto: Cesar Delong

Oportunizando aos moradores e visitantes a experiência de pedalarem por áreas do interior de Parobé e conhecerem as belezas naturais do município, a Prefeitura lança a 1ª Rota de Cicloturismo de Parobé. O evento ocorrerá dia 9 de janeiro de 2022, às 7h, com largada e chegada na Rua Coberta da Praça 1º de Maio.

Segundo o prefeito Diego Picucha, a intenção é que moradores e visitantes aproveitem toda a beleza natural que o município tem a oferecer, fomentando ainda mais o turismo da cidade. “Além de valorizar a cultura e o meio ambiente, o projeto também vai beneficiar os pontos de turismo rural. Convidamos todos os parobeenses e visitantes a prestigiarem este importante evento, que contribuirá em muito para o turismo de nossa cidade”, destaca.
O evento está sendo pensado e elaborado pela Administração municipal desde o início da gestão de Picucha. “Infelizmente, com a pandemia, muitas ações não puderam ser colocadas em prática. Agora, com os índices epidemiológicos mais favoráveis, definimos, com todos os cuidados em relação a saúde, proporcionar esse evento à comunidade. Nossa ideia é que, a partir deste primeiro evento, novas ações semelhantes, explorando até mesmo outros percursos e aspectos turísticos de Parobé, possam ser desenvolvidas e colocadas em prática”, diz o coordenador do Departamento de Cultura e Turismo da Secretaria de Educação, Lucas Fernandes, que também menciona que, no meio do percurso, haverá distribuição de água e frutas para os participantes.

Organização e inscrições

A 1ª Rota de Cicloturismo de Parobé é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer através do Departamento de Gestão de Cultura e Turismo, com apoio das demais Secretarias.
As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de novembro, exclusivamente pelo formulário online em encurtador.com.br/wyEHN. Por serem gratuitas, cada competidor deverá levar 1kg de alimento não perecível no dia do passeio, na Rua Coberta, para fazer o chek-in entre as 5h e as 6h30, e retirar o kit personalizado do evento, que é composto por uma camiseta, plaquinha de identificação e pulseira.
Em caso de chuva o evento será transferido. Mais informações pelo WhatsApp (51) 99265-8679

Conheça as rotas

Rota 1 – Curta
Indicada para participantes e ciclistas eventuais, terá cerca de uma hora de pedalada (20 km), e sairá do Centro da cidade até a Igreja do Pinhal (onde haverá uma parada para lanche e água), passa pela localidade de Posso Fundo, pela Fazenda Martins e retorna ao Centro.

Rota 2 – Longa
Com um nível mais avançado de dificuldade, esta é indicada para participantes mais preparados e terá cerca de duas horas de pedalada (40 km). Neste trecho, o cicloturista sai do Centro, passa pelo bairro Alexandria, vai até a Igreja do Pinhal (onde haverá uma parada para lanche e água), retorna pelo lado da ponte do Pinhal, passa pela Vila Feliz e retorna ao Centro.
Será obrigatório para todos os participantes o uso de capacete de segurança.