Parque das Laranjeiras: um lugar para unir lazer, esporte e muita aventura

Por Gabriela Cardoso
Um lugar que oferece atividades, áreas de lazer e a prática de esportes. Que reúne amigos, família e esportivas vindos de todas as cidades do Vale do Paranhana e do Rio Grande do Sul. Este é o Parque das Laranjeiras, considerado o maior centro de turismo de aventura do sul do país, está localizado na zona rural da cidade de Três Coroas.
Criado em 1989, durante o mandato do ex-prefeito Ricardo Schimidt Muller, para oferecer um lugar para que fosse feita a prática de canoagem no município. Antes da construção do parque, as competições da modalidade aconteciam em um camping privado, próximo a onde hoje fica o Parque das Laranjeiras. Foi desta forma que os atletas encontraram o ponto onde as correntezas do Rio Paranhana oferecem o ambiente perfeito para a prática da atividade. Em princípio, ele seria usado apenas para que fossem realizados treinos, e eventuais competições de canoagem, por isso, desde o princípio, o município concedeu o parque à Associação Trescoroense de Canoagem (Asteca), que faz a administração e manutenção das dependências do mesmo. Em 1997, a cidade recebeu o Campeonato Mundial de Canoagem Slalom, trazendo canoístas de 17 países para Três Coroas. Buscando uma forma de melhor receber os visitantes, foram construídas as instalações hoje presentes no parque, como a pousada, o quiosque e os banheiros. “O Parque é municipal, mas a prefeitura concedeu para a Asteca cuidar dele, para que então haja recursos para o esporte da canoagem de Três Coroas” comenta Talita Selbach, secretaria da Asteca.

Com o tempo, outras atividades foram sendo agregadas ao espaço, como o rafting, rapel, arvorismo, tirolesa, bike e paintball. Atualmente, toda a verba oriunda de ingressos de acesso ao parque é dividido entre a equipe responsável pela manutenção do parque e a que auxilia os canoístas em competições.
O Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, oferece atividades para todos os públicos e perfis, perfeito para curtir com toda a família. Quem é mais aventureiro e gosta de viver grandes emoções, pode encarar as corredeiras do Rio Paranhana em uma descida de Rafting. Ou quem sabe andar em meio a mata nativa do local, pertinho da copa das árvores? Você pode fazer isso com o arvorismo, atividade também disponível no local. Assim como o rapel, feito em uma estrutura instalada no centro do parque, de onde se tem uma bela vista das redondezas; ou então cruzar por cima do Rio Paranhana em uma tirolesa.

 

Parque das Laranjeiras é palco de
competições de diversas modalidades

Além das atividades disponíveis para a prática dos visitantes, o Parque também recebe competições de diferentes modalidades, como o Pan-americano de Canoagem Slalom, que aconteceu no mês de abril. Ainda neste ano irá ocorrer o Desafios da Natureza, um evento que junta várias modalidades para desafiar os participantes. As modalidades deste ano ainda não foram definidas, mas já aconteceram competições de rafting, canoagem slalom, moutain bike, vôlei e corrida.
O Parque das Laranjeiras também oferece aos seus visitantes uma pousada, restaurante, área de camping com churrasqueiras, lanchonetes e quiosques. Quem não curte esportes radicais, pode visitar o Parque e fazer trilhas, curtir a natureza e relaxar nas áreas de lazer espalhadas pelo espaço.
O parque fica fechado em segundas e terças entre os meses de maio a setembro. De outubro a fevereiro, abre todos os dias. O ingresso custa R$ 8,00, com meia-entrada para trescoroenses. O camping custa R$ 22,00.

Foto principal:  Divulgação