Parobé dá início aos jogos escolares, com cinco modalidades

Foto: Matheus de Oliveira

Parobé – “Declaro abertos os Jogos Escolares de Parobé”. A frase dita pela secretária de Educação, Joana Dar’c Wittmann, sob gritos de euforia e aplausos dos alunos, marcou o início das disputas que ocorrem ao longo do segundo semestre entre todas as escolas do município. O ato oficial de abertura aconteceu na manhã de segunda-feira (12), no Ginásio Municipal.

A 6ª edição do JEP vai mobilizar mais de dois mil alunos, nas modalidades de futsal, voleibol, basquete, handebol e xadrez. Em todos os esportes, três categorias marcam presença: mirim, infantil e juvenil, tanto no feminino quanto no masculino, com a participação de todas as escolas municipais e três escolas estaduais.

“Acho que vai ser bem legal porque o esporte que eu mais gosto é o futsal. Não participei em outros anos, mas treino na escolinha e já fiz um amistoso. Tenho quase certeza que nossa equipe vai ganhar”, declarou Samuel Braun, de 10 anos, aluno da Leopoldo Frederico Willers. Os guris da Idalino Pedro da Silva também mostraram confiança. “Nosso time está bem forte, a gente vai jogar com calma e tentar ganhar o torneio”, disse Gabriel Edir, de 13 anos, também disputando o futsal mirim.

O JEP é o maior evento esportivo escolar no município e tem como objetivo fomentar a prática do esporte educacional e incentivar a integração entre a escola e a comunidade escolar, reforçando o espírito de grupo entre os participantes.

Jogos em diferentes espaços
O coordenador do JEP, Eduardo Mallmann, explica que as disputas acontecem de forma descentralizada. “Teremos futsal no Ginásio Municipal, jogos de basquete na escola Idalino, jogos de voleibol na Noemy Fay dos Santos, o xadrez será na praça e o handebol será no Getúlio Vargas. Levamos os jogos para mais escolas para envolver as comunidades”.

Esporte se soma à educação

Joana Dar’c Wittmann, secretária de Educação.
“É muito bom para nós, depois de tanto tempo, vermos a alegria dessa gurizada brigando por sua camisa numa competição muito saudável entre as escolas. Isso nos dá a certeza de que trabalhar na educação com múltiplas linguagens faz a diferença na vida deles”.

Eduardo Mallmann, coordenador dos Jogos Escolares.
“O objetivo do JEP é contemplar as crianças e resgatar a questão do esporte dentro da escola. Também oportunizar a essas crianças a prática, de forma que a gente consegue descobrir novos talentos nas nossas escolas”.