Paratletas são contemplados no Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte/RS

O Pro-Esporte contemplou 24 atletas no Estado Foto: Itamar Aguiar

Ana Carolina Siebel
Região

Na noite do dia 10 de março, ocorreu no Palácio Piratini o lançamento do Calendário Esportivo 2020 e também o anúncio oficial dos contemplados Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na solenidade. Entre os contemplados, estão o três-coroense Gabriel Feiten, paratleta de natação e handbike e os taquarenses, Karoline Podlasinksi, do tiro esportivo e Bruno Martins, da esgrima.
O Pro-Esporte contemplou ao todo 24 atletas, sendo 10 do desporto, 10 do paradesporto e quatro RS Seguro, um programa de ajuda a pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na categoria paradesporto Gabriel ficou em primeiro lugar, por conta disso, ele foi convidado para ser o orador do grupo em nome dos atletas e dos projetos escolhidos.
Gabriel compôs a mesa junto com o governador e o vice-governador além dos secretários e demais autoridades presentes.
O recurso de R$ 40 mil oriundo do Fundo Estadual de Incentivo ao Esporte (FEIE) trará a possibilidade da formação e do treinamento exclusivo para cada paratleta, bem como a aquisição de equipamentos que melhorem a performance individual.

Incentivo ao Paradesporto

Ano de incertezas
Frente à disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e diante de vários eventos esportivos cancelados ou adiados, o Comitê Paralímpico Internacional ressaltou que os preparativos para os Jogos Paralímpicos de Tóquio continuam em ritmo acelerado, para que abertura ocorra como previsto, no dia 25 de agosto. O Comitê reiterou que confia nas medidas adotadas pelas autoridades para conter a irradiação da doença, como o cancelamento de vários eventos que possam ter aglomeração pública. Alguns atletas estão com seus treinamentos suspensos e aguardam uma nova posição das federações e comitês internacionais.