Melhores canoístas do continente estarão em Três Coroas para disputar o Pan-Americano

Três Coroas – O Rio Paranhana recebe neste fim de semana os melhores canoístas da América Latina para o Pan-Americano de Canoagem. O evento esportivo deve reunir pelo menos 150 atletas de 11 países nos três dias de competição, no Parque das Laranjeiras

Serão duas modalidades em disputa: canoagem slalom e caiaque cross. O campeonato serve de seletiva para os jogos Pan-Americanos de 2023, que acontecem em outubro em Santiago, no Chile. Os melhores atletas de cada categoria garantem vaga para a competição. A primeira etapa acontece na sexta-feira (28), com as preliminares. Os classificados disputam a semifinal no sábado (29). No domingo (30), acontece a grande final.

“Esse evento é de extrema relevância para o município pois consolida as provas de representatividade internacional junto à pista de canoagem no Parque Municipal das Laranjeiras”, destaca o diretor de Turismo, Cristian Krummenauer.

A entrada vai custar R$ 10 e a doação de 1kg de alimento não perecível para o público externo; para moradores de Três Coroas será R$ 5 e 1kg de alimento.

Cenário mundial
O prefeito de Três Coroas, Alcindo de Azevedo, destaca que a cidade sediou o Mundial de Canoagem em 1997, em sua gestão. “Com o passar dos anos, os campeonatos deixaram de ocorrer aqui. Queremos resgatar isso. Nada se faz sozinho, mas com a união das entidades e a vontade do Poder Público, colocaremos nosso município novamente no cenário mundial da canoagem”, pontua. O evento está no calendário oficial da Confederação Pan-Americana de Canoagem (COPAC), e tem organização da CBC – Confederação Brasileira de Canoagem.

Treinos e articulação
Os treinos estão sendo realizados no Rio Paranhana há algumas semanas, divididos por horários e equipes. Dentro de cada modalidade, vence quem fizer a pista em menor tempo. Cada vez que o competidor tocar em alguma das balizas, são acrescentados dois segundos ao tempo final; se o canoísta deixar de fazer alguma, são somados 50 segundos. Para o dia da prova, novas pistas serão definidas pelas delegações presentes.

“A Asteca (Associação Trescoroense de Canoagem) é responsável pela parte esportiva. Também foi nossa a articulação para trazer o campeonato para cá, pois sempre existem muitos países interessados”, destaca o vice-presidente da entidade, Alessandro Fainelo. A expectativa é de que o evento traga 2 mil pessoas à cidade, movimentando toda a região. Além da competição, a programação inclui atrações culturais para o público com shows de música, gastronomia e atividades para todas as idades.