Igrejinhense irá disputar a maior competição escolar do Brasil

A região do Vale do Paranhana é conhecida por revelar diversos talentos nas mais variadas modalidades de esportes, já contamos aqui a história de Matheus Elly, destaque de Taquara no tiro com arco, das meninas do futebol feminino e dos alunos do xadrez do Maltus, ambos de Parobé. Em Igrejinha, há pouco mais de um ano um jovem talento do ciclismo vem sendo lapidado no esporte.

Arthur Giovanaz, de 13 anos, é filho de Daniela e Maico Giovanaz e desde agosto de 2018 compete representando sua equipe e, sobretudo, levando o nome de Igrejinha estado à fora.

Segundo Maico, desde muito novo Arthur manifestou interesse em pedalar e, aliado ao hábito familiar de praticar o esporte, o garoto continuou desenvolvendo suas habilidades e hoje desponta no cenário como o único atleta da cidade (na categoria de 12/14 anos) a disputar títulos tanto nas categorias speed e contrarrelógio.

“Ele começou a ir por diversão e continua sendo uma diversão né, mas nesse período ele cresceu bastante na responsabilidade, no que ele gosta… as oportunidades que foram aparecendo ele foi fazendo as coisas que foram aparecendo”, comenta o pai.

Atualmente, Arthur lidera a categoria dele no Campeonato Estadual com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado e Maico explica como as competições do ano são organizadas nesse esporte. “A Federação Gaúcha de Ciclismo que chancela as etapas do campeonato estadual. Esse ano foi interessante: a federação não organiza, ela chancela os eventos, então no final do ano eles vão fazer uma nova reunião e aí cada entidade vai propor o seu evento e vai se responsabilizar por fazer”, comenta.

Ainda em 2019, Arthur disputará mais três etapas do Campeonato Estadual, uma em Vacaria, uma em Cambará e uma Santa Cruz e os Jogos Escolares da Juventude, em novembro.

Reconhecimento na Câmara de Vereadores da cidade

Embora ainda seja curta, a trajetória de Arthur no ciclismo está gerando mais do que resultados na cidade. Recentemente, o jovem atleta recebeu uma menção honrosa solicitada pelo vereador Clóvis Werb, na casa legislativa de Igrejinha. O reconhecimento é pela conquista da vaga nos Jogos Escolares da Juventude onde estará representando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Machado de Assis, educandário onde estuda e Igrejinha em Blumenau, nessa competição que é considerada a maior do Brasil.

Arthur conquistou a vaga após ficar em primeiro lugar na etapa contrarrelógio com 500m e em segundo na etapa de resistência de 30km do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul (CERGS).

Caminho para a vaga nos Jogos Escolares

Através do Campeonato Estudantil do Rio Grande do Sul, os atletas participantes da competição conquistam vagas para os Jogos Escolares da Juventude. Arthur conquistou a vaga do estado na categoria dele e, além de representar o Rio Grande do Sul, embarca para Santa Catarina levando os nomes da sua escola e da equipe ACIVAS de Ciclismo, pela qual ele compete.

Os jogos escolares da juventude foram criados pelo COB em 2005 e este ano acontecem entre os dias 16 e 30 de novembro, em Blumenau, onde se reúnem jovens de 12 a 14 anos e 15 a 17 de escolas do Brasil inteiro. A competição contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais.

METAS ESTIPULADAS FORAM ALCANÇADAS

Questionados sobre as ambições de Arthur para o futuro, o pai, que também é treinador, explica que o atleta irá participar de todas as competições programadas para esse ano, mas eles querem mais. “Eram três metas esse ano, se sagrar campeão aqui na categoria no estadual, ir para os jogos escolares e esse ano a gente foi experimentar o campeonato brasileiro, é o primeiro ano, ele era um dos mais novos que estava no campeonato, fez ótimos resultados, fez 12º na estrada e 4º no contrarrelógio, foi uma experimentação, ano que vem a gente tem isso como meta, ele é um evento que garante bolsa atleta. Então esse ano ele foi para experimentação e ano que vem a gente vai trabalhar para ficar pelo menos entre os três e se possível ganhar ou na estrada ou no contrarrelógio com o objetivo de ganhar essa bolsa”, projeta.

Foto principal: Cátia Martins