Igrejinha promove atividades esportivas no contraturno escolar

Fotos: Arquivo pessoal

Por Weslei Fillmann

A atividade esportiva, seja ela qual for, propicia benefícios tanto para a saúde física quanto para a socialização das pessoas. E foi pensando nisso que a Prefeitura de Igrejinha, junto ao professor de educação física Fabiano Scha, promovem aulas práticas de vôlei desde 2015.

 

Essas atividades foram realizadas até o final de 2019, quando a pandemia começou, e estão sendo retomadas agora. As atividades são realizadas de forma intercalada, às segundas e quartas-feiras, no ginásio da Oktoberfest. Outro esporte que começou a ser ministrado em Igrejinha é o basquete. A realização é feita em uma quadra no bairro Bom Pastor, em terças e quintas-feiras.

Esse segundo projeto tem ligação com atividades que já eram realizadas há alguns anos no Instituto Olívia Lahm Hirt e na Escola Berthalina Kirsch. Fabiano Scha, na época professor no Olívia, e Rafael Brum, professor no Berthalina, apaixonados pelo esporte, se juntaram para ministrar atividades do esporte em cada instituição de ensino. A partir de então, a ideia foi se consolidando e hoje é um projeto que atende a todos os alunos de Igrejinha.

Muito mais do que praticar um esporte, o projeto busca integrar os alunos na sociedade

O vice-prefeito de Igrejinha, João Lopes, e o professor Fabiano Scha contaram que as atividades estão disponíveis para todos os alunos que frequentam as escolas de Igrejinha. Podem participar estudantes do ensino público municipal, estadual e particular.

Para participar, basta apenas entrar em contato com o setor de esportes da Prefeitura de Igrejinha. Além disso, pode ir até o local onde estão sendo realizadas as atividades de vôlei e basquete. A partir de segunda-feira (14), alunos que estudam no turno da tarde vão poder participar das atividades na parte da manhã, no parque da Oktoberfest e na quadra de basquete do Bom Pastor.

Mais opções esportivas em Igrejinha

Fabiano Scha comentou também que o outro objetivo do projeto é oferecer mais opções de esportes para os jovens estudantes de Igrejinha.

Ele citou, de forma geral, os alunos que não gostam de futebol e acabam não participando da atividade com os outros colegas. Porém, isso não significa que aquele aluno possa não gostar de outro esporte.

Futebol de campo, futsal e society já possuem práticas orientadas em Igrejinha, como no campo sintético do bairro Cohab e nas quadras multiesportivas do município. Justamente por isso, é buscado entregar outras atividades de integração.

Um resultado obtido pelo projeto de Igrejinha foi quando Scha levou seis alunos de vôlei para uma peneira na Sociedade Ginástica, de Novo Hamburgo. Todos foram aprovados. Porém, ele destaca que o objetivo não é formar “super atletas”, mas oferecer novas possibilidades.