Igrejinha foca na preparação física para superar maratona de jogos da temporada

Técnico Maurício passando instruções antes da bola rolar no treino Fotos: Lilian Moraes

Há pouco menos de 30 dias para o início da Divisão de Acesso, ambição e foco na preparação são ingredientes que não faltam para o Esporte Clube Igrejinha, que treina desde o dia 02/01, para a estreia na competição que acontecerá em Igrejinha no dia 1º de março, jogando em casa contra o Brasil de Farroupilha.
Entretanto, o período de pré-temporada é considerado um dos fatores responsáveis pelo bom desempenho dos times na competição e, usando o tempo a seu favor, o tricolor do vale está aproveitando para realizar testes. Após duas vitórias em dois amistosos, o time se prepara para mais duas partidas contra o Avenida, de Santa Cruz do Sul. A primeira acontece nesta sexta-feira (07), às 16h, e na segunda, o Igrejinha pega a estrada até Santa Cruz do Sul no sábado, para mais um amistoso.
Maurício Burzlaff, técnico do E.C Igrejinha, fala sobre o primeiro mês do grupo. “Fechamos um mês de preparação, um mês desde que a gente se apresentou e a gente está indo para o terceiro amistoso. No primeiro, jogamos com um time amador aqui da cidade e agora jogamos contra o Aimoré. Fizemos dois bons jogos e sexta-feira jogamos contra o Avenida. Está tudo correndo muito bem, o time vem evoluindo, todo mundo motivado com o trabalho e a perspectiva é muito boa. Agora, é continuar trabalhando forte porque temos mais um mês de preparação para a estreia do campeonato contra o Brasil de Farroupilha”, esclarece.
Em 2020, a Divisão de Acesso contará com 16 equipes que estão divididas em dois grupos de oito, que se enfrentam em turno e returno. Na 2ª fase, as quatro melhores equipes, de ambos os grupos, se enfrentam em confronto mata-mata. Cai para a Série A3 o último colocado de cada chave.

Grupo versátil à disposição

Estreia na Divisão de Acesso será em casa

Com um elenco formado por 29 atletas, o time conta com jogadores polivalentes e que podem desempenhar funções diferentes em situações distintas de jogo. “O campeonato é muito jogo e tu acaba precisando, jogadores lesionam, são suspensos ou estão desgastados e aí tu acaba precisando ter opções. A gente montou o grupo pensando em jogadores que façam mais de uma função”, comenta Burzlaff.

Preparação é fundamental

Jogadores focados no treino

No primeiro turno da Divisão de Acesso (entre 08/03 e 22/03), o Igrejinha jogará cinco jogos em um período de 14 dias. Questionado sobre essa sequência de partidas, o coordenador da preparação física do clube, Paulo Vicari, explica sobre como o clube pensa em enfrentar essa maratona de jogos. “O segredo é a pré-temporada para dar essa base para suportar, mas dentro da competição, dessa sequência de jogos, é a recuperação, esse é o principal. Ficou famosa uma declaração do professor Vanderlei Luxemburgo, que é o ‘pijama training’, ali tu não treina, só tem que descansar. Esse é um erro muito comum que acontece no futebol, tu querer fazer algum tipo de treinamento nessa sequência muito perto dos jogos então é importante só recuperar de um jogo para o outro”, disse o coordenador.