Guilherme Mapelli é o convidado no 3º episódio do Tem Medalha

Três Coroas – Um currículo de gente grande. Guilherme Mapelli, nascido em Americana, São Paulo, mas criado a vida inteira em Três Coroas, é um dos orgulhos do Vale do Paranhana quando o assunto é esporte.

 

Aos 29 anos, ele já ostenta títulos na canoagem de copas Brasil, participações em finais de alguns mundiais, título de Sul-americano, Pan-americano e, mais recentemente, dos Jogos Panamericanos. Diante de todo esse retrospecto, é claro que o Grupo Repercussão não poderia deixar de convidar esse grande nome da região para o Tem Medalha.

A entrevista aconteceu no Parque das Laranjeiras, em Três Coroas, local de treino de Mapelli. No diálogo, o início no esporte, os desafios, a preparação para as Olimpíadas e muitos outros aspectos importantes da carreira e da vida do três-coroense foram abordados, no terceiro episódio deste novo programa do Grupo Repercussão.

Início no esporte e desafios da carreira

O canoísta começou no esporte aos 12 anos, por convite de colegas de escola. “Assim que eu comecei, já me apaixonei; já vi que não iria parar mais”, ele descreve.

Em 2011, o primeiro grande título expressivo aconteceu na Argentina, competindo na categoria Junior do Sul-americano. Esse já seria um indício do que estava por vir. Guilherme, que se descreve como um competidor na essência, seguiu em destaque no Rio Grande do Sul, no Brasil e em todo o continente, mas travou e ainda encontra algumas batalhas na carreira.

Sobre as Olimpíadas

“Lidar com a vitória é sempre muito fácil; é o lado bom. Quem me conhece sabe que eu sou meio fissurado em ganhar e, quando eu perco, me abate bastante. A motivação que eu acho que todo atleta tem é na próxima competição alcançar o seu melhor; essa é a motivação que eu tenho”, contou Mapelli, em relação a preparação para os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, ao qual ele não conseguiu a classificação.

Mas o momento é de seguir treinando e melhorando em cada detalhe. O canoísta não se abala com o revés deste ano, e promete muito empenho para representar a cidade gaúcha e todo o Brasil nos Jogos de 2028. “Sempre buscamos ganhar. Independente do momento, da fase; o foco é sempre esse. Vou me preparar nesses quatro anos para as próximas Olimpíadas estar melhor preparado e trazer a vaga para Três Coroas, para o Rio Grande do Sul. Esse é o meu objetivo”.

Neste ano, o atleta disputa o Brasileiro de Canoagem, em Três Coroas, dias 3, 4 e 5 de maio, e o Sulamericano do esporte, em data e local ainda indefinidos.

Tem Medalha: apreço aos atletas da região

O Tem Medalha surgiu do interesse do Grupo Repercussão em valorizar os talentos existentes da nossa região. Mais do que contar a história de expoentes do esporte, nosso objetivo é colocar os vales do Sinos e Paranhana em evidência através do reconhecimento a grandes esportistas produzidos de Campo Bom à Três Coroas.

Neste terceiro episódio, a modalidade acompanhada é a canoagem, com o três-coroense Guilherme Mapelli. Nos primeiros episódios, o foco foi no Vale do Sinos. Na estreia do programa, a conversa foi com a skatista Sofia Godoy, de Campo Bom. Já na segunda entrevista, quem conversou com a nossa equipe foi o ciclista sapiranguense e atleta da Liga campo-bonense de BMX, Thales Schuler. Ambos os episódios já estão disponíveis em nossas redes sociais.