Fisiculturista de Riozinho vira treinador e vence competição regional em um ano

Foto: Arquivo Pessoal

Gabriel Del Castel, 20 anos, carrega consigo a bagagem de um jovem vencedor. Campeão Gaúcho Júnior, conquistando o Top 1 no Super Show em Salvador, Bahia, além de outros seis títulos da modalidade. Castel passou de atleta a professor, mesmo em plena evolução de sua forma física, visando o apoio e o suporte para fisiculturistas que, assim como ele, sonham em um dia se tornarem referência no esporte.

 

Mesmo estando em um período de crescimento e reconhecimento no esporte, o jovem, natural de Riozinho, decidiu atuar no ramo de outra forma, deixando de ser a figura em destaque nos pódios. A explicação para isso se dá pela visão que o professor tem sobre o crescimento do número de fisiculturistas e a falta de apoio àqueles que possuem a capacidade de se desenvolver no esporte. “Comecei a reparar que existem muitas pessoas e amigos com grande potencial para se tornarem atletas, só que sem incentivo ou auxílio nenhum”, pontua Gabriel, explicando a visão que vinha tendo sobre o suporte aos atletas. “Então decidi começar a preparar atletas para competições, como forma de aumentar o crescimento do esporte na nossa região”, finaliza. Em um ano de carreira como treinador, o riozinhense ajudou o atleta Gustavo Jomertz a vencer seu primeiro torneio, o Grand Pix Sul, na categoria Mens Physique Estreantes.

Entrevista

JR – Como e porquê iniciou no esporte?
Gabriel Dal Castel – Comecei a praticar musculação aos meus 14 anos de idade, buscando cuidar da minha saúde e estética. Sempre fui competitivo e, aos 19 anos, decidi participar da minha primeira competição de fisiculturismo, isso em março de 2020. Lá, fui campeão gaúcho em 3 categorias júnior. Logo após esse campeonato, participei de uma competição a nível nacional, o Super Show, na Bahia, onde fui campeão na categoria Mens Physique Júnior.

JR – Motivo pelo qual decidiu ser professor?
Gabriel Dal Castel – Comecei a reparar que existem muitas pessoas e amigos com grande potencial para se tornarem atletas, só que sem incentivo ou auxílio nenhum. Então, decidi começar a prepará-los para competições, como forma de aumentar o crescimento do esporte na nossa região, estimulando as pessoas a buscarem a prática de musculação como uma forma de cuidarem da sua saúde e aumentar a sua autoestima.

JR – Como vê atualmente o crescimento do fisiculturismo no estado e no país?
Gabriel Dal Castel – O esporte fisiculturismo vem aumentando cada vez mais rápido, assim como sua popularidade no país, devido à internet, redes sociais e grandes influenciadores como Renato Cariani e Felipe Franco. O esporte, no nosso estado, vem sendo tão grande que no próximo ano vai ter o primeiro campeonato profissional no estado, o Musclecontest Mercosul, o que há alguns anos você só encontrava fora do país.

JR – Qual o significado do fisiculturismo hoje para você?
Gabriel Dal Castel – Hoje eu encaro o fisiculturismo como um esporte que pode mudar vidas. Para ser um atleta, você precisa ter muita disciplina com treino, dieta e descanso, e isso acaba se convertendo em seu trabalho, estudos, sonhos e objetivos.

JR – Qual é a ideia desse início de trabalho com os atletas?
Gabriel Dal Castel – A maioria dos atletas de fisiculturismo se prepara para ganhar, mas dificilmente alguém consegue conquistar um título de top 1 logo na estreia, o atleta vai amadurecendo e melhorando seu físico.