Equipe Rolante Sports estreia em competição estadual de futsal

Foto: Edna Cardoso

A partir de um projeto social realizado em 2011, idealizado pela Prefeitura e pela Secretaria de Educação do município, a Rolante Sports passou a atuar no futsal, integrando jovens do município a esta modalidade antes desassistida na cidade do Vale do Paranhana. Contando hoje com aproximadamente 300 alunos em níveis diferentes de desempenho o grupo irá ingressar, de forma inédita, nas competições a nível regional do esporte, representando, desta forma, o município de Rolante na modalidade.

 

Com o objetivo de participar de mais segmentos esportivos, afim de atuar em nome da cidade e integrar um número maior de meninos e meninas no esporte, a Rolante Sports, em uma parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, deram início a um projeto social, tendo como intuito a integração de jovens em um esporte antes carente no município, o futsal.

Para isso, a iniciativa Rolante na Liga Gaúcha de Futsal, teve seu financiamento realizado pela secretaria do Esporte e Lazer, Pró Esporte RS, junto as empresas que pagam o ICMS, as quais: Chopeiras Eltz, Madebley Materiais de Construção, Supermercado Bolhke, JB Schimidt Materiais de Construção e Ferramentas Paraboni.

Apesar da derrota no primeiro confronto por 5×0 contra o Garibaldi, Eduardo Pandolfo Geib, professor de futsal do projeto Rolante Sports, comenta que a conquista não é o maior foco. “A expectativa é de amadurecimento, experiência, principalmente na Sub-20, categoria mais próxima do adulto. A intenção é adaptar esse grupo para no ano que vem ter oportunidade de ter melhores resultados. Dentro do mapa estratégico da escola, a intenção é que em 2023 esses atletas, do sub-20, estejam jogando o Gauchão da Série C do adulto”, comenta.

Em processo final de ajuste das datas e locais com as equipes, a competição, iniciada no último domingo, 5, terá seus confrontos estabelecidos no decorrer da competição, conforme as equipes irem avançando.

Ao todo, serão três categorias, sendo estas: Sub-20, 17 e 15. A primeira, contando com 13 equipes em um único grupo, terá 8 classificados, em 12 jogos realizados de forma que seis serão disputados no Ginásio Municipal Rio Branco, e a outra metade no ginásio dos times adversários, a ser definido. Na categoria até 17 anos, serão chaves regionalizadas com 5 equipes, e o município de Rolante irá enfrentar em confrontos de ida e volta a UJR, de Novo Hamburgo, Adesbam, da capital, Chievo, de Piratini e Trianon, de Canguçu. Classificam os três melhores. As equipes formadas por atletas de até 15 anos, por fim, realizarão as disputas em mesmo formato da categoria citada anteriormente, contras as equipes: UJR, de Novo Hamburgo, Cepe, de Canoas, Adesban, de Porto Alegre e Brilhante, de Pelotas. Assim como na Sub-17, as 3 melhores equipes de cada chave se classificam.

As competições, que iniciaram no último fim de semana, terminarão na primeira semana de dezembro.