Copa do Mundo do Catar 2022; início da competição mais aguardada do esporte

Imagem oficial da seleção brasileira Foto: Lucas Figueiredo/CBF

País – Fim da contagem: a Copa do Mundo do Catar 2022 começou. A competição, considerada o maior evento esportivo do mundo, teve sua abertura no domingo (20), na partida entre o time da casa e o Equador.

 

Com show de abertura, a primeira partida foi disputada às 13h no horário de Brasília, (19h local) e quem levou a melhor foi a equipe sul-americana: Catar 0x2 Equador. Este foi o primeiro confronto do Grupo A, que também tem Holanda e Senegal.

Nessa edição da Copa, algumas seleções são favoritas, como Brasil e França, outras são consideradas uma incógnita, como Inglaterra e Holanda, e há ainda algumas equipes que provavelmente não passarão da fase de grupos, como o próprio Catar.

Decepção e confirmação: como estão os favoritos

Já no início do campeonato algumas surpresas marcaram a primeira rodada. Um destes exemplos é a Argentina que, para muitos, despontava como favorita. Em seu primeiro confronto, contra uma seleção considerada secundária, foi surpreendida: saiu vencendo com gol de pênalti de Lionel Messi e sofreu a virada no segundo tempo, o que rendeu a vitória e os 3 pontos para a Arábia Saudita.

Se por um lado os “hermanos” decepcionaram, algumas dúvidas vão ficando para trás. A Inglaterra também estreou contra uma seleção de menor expressão, o Irã, mas diferente da Argentina, não teve grande dificuldade. Com show dos atacantes Harry Kane e Bukayo Saka, os britânicos venceram por 6×2 e confirmaram o possível favoritismo.

Dia de estreia e time titular; Brasil na Copa

O Brasil estreia na competição nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a seleção da Sérvia. Considerada favorita ao título em todas as competições que disputa, a seleção brasileira precisa de um bom resultado para começar confiante.

Na terça-feira (22), alguns jornais esportivos que acompanham a rotina de treinos do time no Catar, indicaram qual seria a escalação deste primeiro jogo. Conforme as apurações, o Brasil deve estrear com Alisson; Danilo, Marquinhos, T. Silva e Alex Sandro; Casemiro e Paquetá; Neymar, Vini JR. Richarlison e Raphinha.

Se este esquema se confirmar, a aposta do técnico Tite é de muita pressão sobre o adversário, com total domínio do jogo e mais homens de frente, podendo criar várias alternativas do ataque. Além disso, o trio de atacantes com posições pré-definidas deixa o nosso camisa 10, Neymar, livre para circular pelo campo conforme os espaços cedidos pelo adversário, o que facilita a criação de jogo e é um trunfo para destacar a genialidade do nosso principal jogador.

Artilharia da competição

Além do título do grande torneio, alguns jogadores buscam a consagração através do reconhecimento da artilharia da Copa. Neste primeiro momento, alguns favoritos passaram em branco e outros jogadores que não costumam balançar as redes frequentemente despontaram.

Na estreia da Copa, o equatoriano Enner Valencia marcou duas vezes, sendo um dos artilheiros. Além dele, Saka, da Inglaterra e Taremi, do Irã (Ing 6×2 Irã), Giroud, da França (4×1 contra a Austrália) e Ferran Torres, da Espanha (7×0 contra a Costa Rica) também fizeram dois gols. Um dos artilheiros da última Copa, Lionel Messi, da Argentina, já deixou o seu, apesar da derrota para a Arábia Saudita. O polonês Robert Lewandowski, um dos melhores jogadores do mundo, passou em branco contra o México, inclusive desperdiçando um pênalti.

Jogos até 23/11 (fechamento da edição)

Grupo A:
Catar 0x2 Equador
Senegal 0x2 Holanda
Grupo B:
Inglaterra 6×2 Irã
E. Unidos 1×1 P. de Gales
Grupo C:
Argentina 1×2 A. Saudita
México 0x0 Polônia
Grupo D:
Dinamarca 0x0 Tunísia
França 4×1 Austrália
Grupo E:
Alemanha 1×2 Japão
Espanha 7×0 Costa Rica
Grupo F:
Marrocos 0x0 Croácia
Bélgica 1×0 Canadá