Continuidade do trabalho e a busca pelo acesso: a preparação do EC Igrejinha para a disputa da Série A2

Competição terá restrição de 50 pessoas por delegação em cada jogo Foto: Ademir Stein/Divulgação

No ano passado, os planos foram interrompidos pela pandemia. A decisão de encerrar a Divisão de Acesso foi tomada após 15 dos 16 clubes manifestarem impossibilidade de cumprir com os protocolos de segurança contra a covid-19.
Este ano o martelo já foi batido: o futebol voltará. Sem a presença de público, com limitação de 50 pessoas por delegação e com a obrigatoriedade da testagem para covid-19, para participação dos atletas dos clubes, os 16 times que irão disputar a Série A2 em 2021 precisarão se adequar a estes protocolos.
Em Igrejinha, o ambiente é de confiança. Mesmo com um planejamento limitado, o tricolor do Vale do Paranhana se prepara para ir em busca do acesso para a elite do futebol gaúcho. “Vamos lutar forte. Acreditamos muito no trabalho que vem sendo feito (…) nunca baixamos a cabeça. Sabemos das dificuldades que é gerir um orçamento apertado, mas eu estou muito feliz com a forma que estamos construindo o elenco”, conta o presidente, Gabriel Touguinha, ao falar sobre a expectativa do clube para a temporada.
Até a terça-feira (22), os jogadores Alex Hoelscher, Régis Cornely, Jair Berlitz, João Batista, Rafael Hasse e Francis Felizardo (Eto’o), foram apresentados oficialmente; o técnico Maurício Burzlaff, o coordenador da preparação física, Paulo Vicari, o preparador físico Julian Fabro e o treinador de goleiros Leonardo Casagrande seguirão na equipe.

Reforço fora das quatro linhas e sequência

Gabriel Touguinha e Guilherme Só | Foto: Lilian Moraes

Diretor de futebol com a palavra

A credibilidade conquistada pelo Igrejinha nos últimos anos é um dos fatores que, mesmo em meio a uma pandemia, tem tornado a tarefa de montar o elenco menos difícil. “O Igrejinha vem se estruturando de uma maneira que ele criou uma credibilidade no mercado. De bom pagador, de uma estrutura que está sempre se renovando e isso reflete depois, quando eu vou fazer o primeiro contato. Para mim, de certa forma, está sendo muito fácil chegar neles [jogadores] porque o clube tem um nome forte”, revela o diretor.
O EC Igrejinha está no grupo A da série A2, que é composto por Glória, Passo Fundo, União Frederiquense, Tupi, Veranópolis, Cruzeiro e Brasil de Farroupilha. O grupo B tem Inter de Santa Maria, São Gabriel, Guarani-Va, Guarany-Ba, São Paulo, Lajeadense, Bagé e Avenida. O campeão e vice serão classificados para o Gauchão 2022. Os piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a segunda divisão.