Centro de desenvolvimento de jogadores inteligentes em Igrejinha promove prática saudável do esporte

A cada dia que passa, os trabalhos realizados nas escolinhas de futebol acabam proporcionando aos pequenos atletas muito mais do que apenas a prática do esporte, mas um maior desenvolvimento de consciência corporal, pensamento e compreensão de jogo. Sabendo da importância de trabalhar estes aspectos na criança, desde os seus primeiros passos dentro das quatro linhas, Maurício Burzlaff, treinador e idealizador do Centro de Desenvolvimento de Jogadores Inteligentes (CDJI) de Igrejinha, pensou em iniciar o projeto na cidade. Burzlaff contou ao Repercussão Paranhana que desde que chegou na cidade, percebeu a necessidade de um projeto que proporcionasse uma outra experiência aos atletas, algo que fosse além de só praticar futebol. “O intuito é promover saúde, deixar eles se divertirem e assim tornar nossos alunos melhores jogadores”, comentou.
O CDJI é uma escolinha particular e atende mais de 40 alunos dividos por turmas, que recebem um tipo de treinamento especifíco para cada idade. No entanto, Maurício ressaltou que a intenção do projeto é fazer com que os alunos se divirtam, sem restrição. “A região do Vale do Paranhana tem uma cultura muito forte do
Futebol, todo mundo joga. Aqui crianças a partir dos 5 anos já podem participar das nossas atividades não havendo nenhum tipo de restrição que impeça alguém de
jogar bola com a gente”, disse.
Maurício também falou sobre o que pensa ser um diferencial do projeto. “A grande diferença do CDJI é que além de sermos capacitados, trabalhamos com amor pelo que fazemos todos os dias criando uma relação de amizade e comprometimento com os nossos jogadores”, destacou.

Mais de 12 anos treinando e formando atletas

O treinador exerce a profissão há mais de uma década e comenta que sempre gostou de treinar crianças e colocar suas experiências em prática. Atualmente, além de ser responsável pelo CDJI, o treinador está a frente, também, do Esporte Clube Igrejinha que disputou a 2ª divisão do Campeonato Gaúcho com o time profissional no primeiro semestre deste ano.
Burzlaff é natural da capital gaúcha e formado em Educação Física na UFRGS. Trabalhou no Grêmio FBPA, EC São José, EC Cruzeiro e EC Igrejinha, além de passar um período na Europa, na Universidade do Porto e ter a Licença B da CBF.
Com uma vasta experiência na área, Maurício comentou o que o motivou a se mudar para Igrejinha, há quatro anos. “Vivo aqui porque o Esporte Clube Igrejinha permite que eu trabalhe em alto nível disputando competições profissionais. Faço parte desse processo e é meu dever colaborar na formação dos jovens da região e somar nessa construção cultural”, disse.

Fotos: Lilian Moraes