Campeonato Pan Americano de Downhill sofre mudanças

Por Caroline Waschburger

Região – O Campeonato Pan Americano de Ciclismo Downhill, que deveria acontecer entre os dias 24 e 26 de abril em Sapiranga, também foi afetado pela Pandemia do Covid-19. Por ser um evento internacional, o campeonato foi adiado e ainda não tem data definitiva para o seu acontecimento. A expectativa é de que o Pan Americano seja realizado no final do mês de setembro, mas a definição da data depende da melhora do cenário atual.

 

Para que tudo aconteça conforme o esperado, a organização precisa aguardar a normalização de certos fatores e a reabertura dos aeroportos, já que são esperados entre 350 e 400 atletas de diversos países – entre eles, Estados Unidos, Canadá e Colômbia, entre outros. Serão, ao todo, cerca de 22 países participantes, de acordo com o vice-presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo Marcos Lorenz. A expectativa de público é três a quatro mil pessoas assistindo. Lorenz também ressalta que é possível que hajam mudanças nestes números devido à pandemia.

 

O evento é uma realização da União Ciclística Internacional, Comitê Olímpico Pan Americano e Confederação Brasileira de Ciclismo. E, conforme Marcos, a Prefeitura de Sapiranga também têm dado um apoio incondicional ao evento que ocorre no município esse ano. Há uma grande expectativa.

 

Talentos locais são destaque e campeonato deve contar com participantes de Igrejinha

De acordo com Marcos, poderemos contar com a presença de vários atletas locais. Entre eles, os irmãos Pedro e Leonardo Kraetz, de Igrejinha e o sapiranguense Leonardo Becher, que também está confirmado. Os jovens atletas já são renomados na região e seguem na busca por mais um título.

 

Campeonato será em Sapiranga

Marcos Lorenz, de Sapiranga, já havia elogiado a vocação do município para a prática: “Sapiranga tem uma das pistas mais antigas do circuito nacional. Em 94 e 95, já tínhamos descida de montanha pela estrada no Ferrabraz. Aos poucos, isso foi mudando e criamos uma pista no meio da mata, com vários desenhos e formas, descendo pelas trilhas”, afirmou. Lorenz também ressaltou que a pista local é fantástica e “tem tudo para o downhill, sendo uma pista muito técnica com um bom local para largada e chegada”.

O Downhill consiste em descer com uma bicicleta o mais rapidamente possível em um determinado percurso com trilhas inclinadas e cheias de obstáculos, como pedras, galhos e raízes.