Associação de ciclistas trabalha para trazer pista de pump track para Taquara

Pista será construída em espaço livre no Parcão. Fotos: Divulgação

Taquara – A Associação Taquarense dos Amigos Ciclistas (ATAC) está trabalhando em conjunto com a Prefeitura para instalar no município a primeira pista de pump track do Rio Grande do Sul. A estrutura terá cerca de 600 metros quadrados e tem um custo estimado em R$ 250 mil. A previsão é de que ela seja instalada junto ao Parque do Trabalhador.

No momento, a associação está elaborando o projeto de construção e buscando orçamentos. “Para executar essa pista, não podemos contratar uma construtora comum, precisa ter um conhecimento técnico que poucas empresas no Brasil tem”, explica Humberto Klein, membro da diretoria da ATAC.

O pump track é considerado um modelo de pista poliesportiva, pois além do ciclismo, é voltada para praticantes de skate, patins, roller e patinete. Acessibilidade também é uma marca, já que cadeirantes poderão utilizar a estrutura para brincar. “Com essa pista, Taquara pode ser referência para o Estado. Hoje não existe campeonato gaúcho de pump track, mas poderíamos passar a ter. Podemos também trazer etapas do campeonato brasileiro e até do sul-americano”, define o ciclista.

Detalhes sobre a estrutura
As pistas deste modelo costumam ser parecidas. Devido às diversas elevações, o ciclista usa seu peso e força para ganhar velocidade e num circuito como o que se pretende instalar em Taquara, será possível andar vários metros sem dar uma única pedalada. O projeto em elaboração prevê que todo o percurso seja coberto com asfalto. “Além de ser uma pista inclusiva, não traz gastos de manutenção. É basicamente só manter a sinalização” observa Humberto. Para custear o projeto, a associação e o Executivo buscam por emendas parlamentares.

Marco para Taquara
Na última semana, representantes dos ciclistas e do Executivo visitaram o Parcão para definir em qual ponto a pista será instalada. Estiveram presentes a prefeita Sirlei Silveira e os secretários Douglas Kaiser e Cassiano Kublick. “O Parque do Trabalhador é um espaço maravilhoso de lazer, e queremos que cada vez mais seja para prática esportiva. A pista pump track poderá ser utilizada por ciclistas de todas as idades. Estamos trabalhando no projeto para que possamos captar recursos e executá-lo. Sem dúvida, será um marco para Taquara”, destaca a prefeita.